quarta-feira, julho 18, 2018

“Bendita e Louvada Seja,

No céu a divina Luz!
E nós também cá na terra,
Louvemos á Santa Cruz!...”

São Paulo, 21 de setembro de 2017

Hoje descobri a existência do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), oficialmente inaugurado em 3 de setembro desse ano. Nessa data peregrinos experientes formaram um grupo chamado Romaria 550 e saíram do santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, rumo ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo. Os romeiros chegarão ao destino em 9 de outubro.
A rota foi idealizada em 2001, quando um grupo de peregrinos percorreu em trinta e seis dias seus mil quilômetros verificando o que era necessário para funda-la seguindo os moldes do Caminho de Santiago na Espanha e o Caminho da Fé no Brasil.
2017 marca 250 anos de peregrinações ao santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minhas Gerais, e 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora, padroeira do Brasil, por isso a inauguração esse ano.
Como todas as peregrinações, ninguém é obrigado a concluí-la de uma vez, pode percorrer por etapas. A inovação dessa rota é que ela pode ser percorrida tanto de Minas Gerais para São Paulo quanto ao inverso.
É o mais novo caminho da Estrada Real, que possui um instituto e passaporte próprio. A Estrada Real até agora possui quatro caminhos: dos Diamantes, Novo, Velho, Sabarabuçu. Me alegro em ser contemporânea a criação de um novo caminho.
Mais uma peregrinação para meus planos, porém nessa embarco depois de chegar a Santiago de Compostela. Até a data se aproximar espero que a organização e infra estrutura do caminho melhore, ele torne-se famoso e bastante frequentado.

Os anjos no céu contentes,
Louvando estão a Jesus!
Cantemos também na terra,
Louvores á Santa Cruz!”
Bendita e Louvada Seja, canção católica

Nenhum comentário: