sábado, agosto 06, 2022

“O pulso ainda pulsa

 

Peste bubônica, câncer, pneumonia

Raiva, rubéola, tuberculose, anemia

Rancor, cisticercose, caxumba, difteria

Encefalite, faringite, gripe, leucemia

O pulso ainda pulsa...”


São Paulo, 20 de março de 2020


Reservei as pousadas dias antes de ser decretada a pandemia mundial da gripe COVID-19. Essa gripe desfibrila os pulmões, também prejudica o coração. Quem tem problemas respiratórios e cardíacos sofre ainda mais, quem tem baixa imunidade nem se fala. Por essas e outras ela tem matado muitos idosos pelo mundo inteiro.

Agora o mundo inteiro está em quarentena, com as pessoas em casa, saindo só pra comprar comida, remédio, ou ir ao médico.

Hoje as lojas do centro de São Paulo fecharam. Os shoppings ficarão fechados do dia 23 de março ao dia 5 de abril. Espero que a parte mais crítica dessa pandemia passe suavemente no Brasil. Farei minha parte ficando em casa cuidando dos meus pais.

Desde terça-feira eu e meus pais começamos a tomar vitamina C, faremos isso por 1 mês. Para meu pai não ir comprar pão, passei a fazer tapioca para ele e minha mãe no café da manhã.

Hoje foi dia de cancelar todas as reservas do Caminho da Fé e descobrir que isolamento de cidade brasileira não é privilégio do Rio de Janeiro e a região do ABC metropolitano de São Paulo; Campos do Jordão também se isolou essa semana e o cancelamento de minha estadia na pousada era questão de dias.

A pousada de Borda da Mata me repassou o comunicado da Associação de Amigos do Caminho da Fé orientando peregrinos e donos de pousadas a remarcarem as viagens para o segundo semestre de 2020.

Não tenho previsão de quando entrarei em férias novamente, não posso remarcar pousadas sequer para o ano que vem. Essa pandemia mundial prejudica a economia de tal forma, que sair vivo e saudável em todos os sentidos após sua passagem já será um grande lucro.

Minhas férias não são problema, dois dias antes havia conversado com meus irmãos e meus pais sobre a viagem nessa época difícil, ontem tracei e abracei o plano B: fazer artesanato em casa, além de ler, ajudar mais na rotina e cuidar dos pais. Gostarei disso também, viverei de bom grado.

Hoje fui afastada do trabalho. Faço parte do grupo de risco porque moro com pessoas com mais de 60 anos.

Resta-me torcer e esperar confiante a situação mundial melhorar.


O pulso ainda pulsa

E o corpo ainda é pouco.”

O pulso; Marcelo Fromer, Antonio Bellotto, Arnaldo Antunes

Nenhum comentário: