quinta-feira, agosto 18, 2022

Crisolia, bairro de Ouro Fino, 18 de agosto de 2022

Estava crente que sairia sozinha da pousada às 5 da manhã, já que um grupo saiu às 4, mas não: saí com Jeferson, outro peregrino solitário, mais ou menos 6 horas, que foi quando amanheceu.

Ele me acompanhou o trajeto inteiro, e quando chegamos na minha pousada em Crisolia às 11h51 ele almoçou para depois seguir até Inconfidentes. Eu, invés de almoçar fui tomar banho e lavar roupa. Acabei almoçando junto com Mota, que chegou depois de mim.

No caminho passamos pela pousada onde o grupo que conheci no dia anterior ficou, e me atentei para o fato de que pouco depois da pousada havia um morro muito íngreme. O temido morro do sabão, onde não passam carros e tem 1079 metros de altitude. No pé do morro tem um bar – que estava fechado – e uma gruta com uma boca de água potável. Paramos lá por meia hora antes de encarar o morro. Um casal que havia saído de uma pousada mais próxima não parou e fomos alcança-los quilômetros adiante.

Tem muita plantação de café nessa parte do caminho. Paisagens belíssimas. Uma flecha no muro de uma igrejinha. Mas também uns 6 quilômetros de asfalto até entrar na cidade de novo.  

Hoje, com companhia, fui mais rápida. Mesmo parando para descansar várias vezes. Além do morro do sabão, paramos em outra pousada pra tomar coca. O dono, Zacarias, oferece queijo e café de cortesia aos peregrinos. Eu comi meu lanche de pão com queijo e dispensei o café por causa da arritmia. Faltavam 9 quilômetros para chegar na minha pousada. No meio do trecho da estrada de asfalto tem um banco de pedra, e novamente paramos um pouco pra descansar. Foi então que ele me contou que tem a mesma doença incurável que eu. Por outros motivos, com outros sintomas, toma outro remédio. E nossa irmandade não para por aí: ele é leonino do dia 3 de agosto, por isso é tão gentil e alegre.

Jeferson tem 47 anos, separado há 7 anos, mora em Salto de Piracicaba, próximo a Sorocaba, é funcionário da prefeitura e está fazendo o Caminho da Fé pela primeira vez. Ele não agendou nenhuma pousada, vai na cara e coragem. Hoje os dois bastões que ele usava quebraram.

Amanhã talvez eu pegue chuva entre os 16 quilômetros até Inconfidentes. Meu penúltimo dia de caminhada.

 

Um comentário:

Silvana disse...

E Nossa Senhora prepara tudo com amor. No caminho nos sentimos protegidos e amados. Seguimos com o coração tranquilo e uma fé do tamanho do mundo… ❤️