quinta-feira, agosto 11, 2022

“Campeão, vencedor

Deus dá asas, faz teu voo..”


São Paulo, 02 de agosto de 2021


Ontem foi um domingo de conquistas impossíveis. De madrugada, Rebeca Andrade voou no salto sobre o cavalo e conquistou a primeira medalha olímpica de ouro nesse aparelho de ginástica. Minutos mais tarde encontrei Luzia e Silvana na estação Prefeito Saladino para fazer trilha em Paranapiacaba.

No ônibus em Rio Grande da Serra encontramos quatro jovens na casa dos vinte anos que tinham combinado fazer trilha com Vanderlei. Achamos boa ideia engrossar o grupo deles. No fim quem nos guiou foi Eva e fizemos amizade com Marcelo, que foi só e mora em Itaquera, onde tem uma sorveteria.

Marcelo é casado, leonino, tem uma filha, pegou gosto em caminhar ao precisar sair com a cachorra. No verão a sorveteria fica bem movimentada e ele não faz trilha.

Fizemos uma trilha com três pontos de parada: o mirante, o sistema de esgoto, o olho d’água. O mirante é lindo e foi a primeira trilha que quis fazer quando cheguei em Paranapiacaba pela primeira vez, acompanhada do meu pai num longínquo agosto, comemorando meu aniversário. Anos mais tarde estou lá no mirante no primeiro dia do mês de agosto, com pessoas super especiais, com um stick de caminhada carinhosamente presenteado pela minha amiga Carolina, com um parafuso borboleta nele de cortesia do meu pai – que também madrugou para me levar até o metrô para a trilha.

Testei andar pelas montanhas de Paranapiacaba e pela trilha que mais queria caminhar usando o stick. Euforia? Mais tristeza e preocupação de que tudo ocorra bem e ninguém se machuque, nada de mal nos ocorra. Só me dei conta do quão especial foram os momentos hoje.

Percebi que não apertei tão bem assim o parafuso borboleta, escorregou um pouquinho a parte dele no caminho. Ajudou um pouco o percurso, bem pouco. Conseguiria caminhar sem o aparelho, de tão fácil que era a trilha. Somente caminharia mais devagar e com mais medo, porque ele é um apoio dos bons, principalmente nas subidas.

Alegria tive com comida. Não lembro de ter comprado tanta para levar para casa depois de um passeio, estava generosa. Levei capuccino de canela, tempero de ervas finas, cebola agridoce caramelizada. Incentivar o comércio pode ser saboroso, principalmente se os comerciantes organizam feira com degustação.


Campeão, vencedor

Essa fé que te faz imbatível

Te mostra o teu valor”

Conquistando o impossível; Ebenezer Cesar De Souza, Solange Cesar De Souza

Nenhum comentário: