segunda-feira, outubro 14, 2019

São José do Rio Pardo

Primeiro dia de caminhada. Dia de agradecer a Nossa Senhora e meu anjo da guarda por cada seta encontrada.
Hoje cedo descobri que para usar o aplicativo Wikiloc preciso cadastrar forma de pagamento. Os primeiros 14 dias de uso são gratuitos. Um trabalho enorme, cadastrar, depois lembrar de cancelar, e você precisa estar no início exato da trilha com sinal, não pode entrar no meio. Decidi percorrer o Caminho da Fé na raça: com setas, informações, Google Maps.
Muitos anjos pelo caminho. Um passou de caminhonete e ofereceu café num galpão, mas fazia menos de duas horas estava caminhando, recusei.
Depois do quilômetro 398 (a contagem é regressiva) decidi parar numa casa e pedir água. Porém estava na erma zona rural de Mococa. Elegi um galpão comercial aberto e entrei. Pouco depois apareceu um funcionário de caminhonete 4 por 4 para o qual pedi água. Eram por volta de 10 da manhã. Ele me deu água fresca da torneira, enchi o pouco que esvaziara meu cantil. Ele ficou preocupado de eu levar apenas o cantil naquele sol de 34 graus e me deu uma garrafa de suco de laranja com mamão congelado. Disse que até a cidade de São José do Rio Pardo eram 8Km, por volta do meio dia eu estaria lá.
Meio dia estava no asfalto, avistando São José do Rio Pardo. Parei numa sombra a direita e comi a banana maçã que trouxe de lanche do hotel e bebi o suco pedindo que Deus abençoasse a vida do rapaz. Gostei da ideia de parar 5 horas depois do início da caminhada para um pequeno lanche e beber bastante água – a garrafa era de 500 ml. Farei isso nos próximos dias.
Na cidade de São José do Rio Pardo minha especialidade deu as caras: me perdi. Dessa vez nem o Google Maps me salvou. O problema é que o Mosteiro São Bernardo fica fora da rota, só fui informada quando cheguei. Quando vi que estava no quilômetro 384 e o guia dizia que a hospedagem ficava no quilômetro 385 acionei o Google Maps. Fui parar numa rotatória, no outro lado da cidade. Entrei numa mecânica próxima, perguntei onde era o Mosteiro São Bernardo, me disseram ser do outro lado da cidade. Tive a petulância de perguntar se alguém poderia me levar até lá de carro. Ângelo me levou na caminhonete. A mochila e o cajado foram na caçamba. Cheguei no Mosteiro 14h50.
O mosteiro tem uma ducha fria deliciosa, comida e acomodações simples. Sem TV no quarto, conheci a clausura, me atrapalhei no jantar deles – todos saem da mesa juntos, tem leitura durante, comentários e oração final. Ganhei uma medalha de Santa Maria Medugorie, vai pro meu chapéu.
Depois de lavar roupa fiquei presa na lavanderia externa, o irmão Paulo só lembrou de mim próximo ao jantar. Fiquei escrevendo, e próximo ao jantar liguei para os bombeiros, mas o irmão Paulo abriu a porta antes deles chegarem e depois do jantar liguei novamente pedindo para não incomodar o mosteiro. Mesmo assim o bombeiro apareceu, um conhecido que frequenta a paróquia ao lado.
Mesmo assim gostei de conhecer o mosteiro e os monges. Depois do jantar disse que estou viajando em quarteto: eu, Deus, Nossa Senhora e meu anjo da guarda. Amanhã o café será às 5h, terei muito mais tempo para percorrer os 27 Km até São Sebastião da Grama.

8 comentários:

Unknown disse...

Tome mais cuidado. Preste muita atenção. Amanhã você pode pegar chuva. Recobre os cuidados. Fique com Deus e caminhe com Ele.

Alison disse...

Legal, Parabéns por esta primeira etapa!!! Poste mais fotos, pelo menos umas 4 por trecho...

Colombina disse...

Que Deus ilumine seus passos e dê força nesta jornada. Jbm

Alexandrina dos Santos Martins disse...

Meu estilo é mais escrita, por isso publico apenas uma foto por dia.

Unknown disse...

Cuidado Alê...
beba bastante água, abuse do protetor solar
Fique com Deus e Nossa Senhora que Eles ilumine e proteja seu caminho! Bjo

Unknown disse...

Desculpa... esqueci de colocar meu nome... "Tia Silvana" ... bjo

Alexandrina dos Santos Martins disse...

Fica tranquila tia. Caminho vestindo proteção solar, dessa vez estou usando até óculos escuros além do chapéu. Creme protetor só passo no rosto de manhã, e mesmo assim minha cara não fica vermelha.

Unknown disse...

Que bom!! Ontem o sol estava muito forte!!
Já li seu post de hj!! Parabéns Alê pela sua determinação e fé! Bjo e bom descanso!