sexta-feira, outubro 11, 2019

“Que beleza é sentir a natureza

Ter certeza pr'onde vai
E de onde vem
Que beleza é vir da pureza
E sem medo distinguir
O mal e o bem...”

São Paulo, 5 de outubro de 2019

Dia 3, faltando exatamente dez dias para embarcar rumo a Mococa, fiz as unhas do pé e da mão. Passei base nos pés e o dourado “Domina o meu coração” nas mãos, porém a cor das mãos certamente sairá em três dias, não pretendo viajar com unhas esmaltadas. A questão são as cutículas. O recomendável é fazer as unhas com no mínimo dez dias de antecedência para que as cutículas não inflamem ou tenham qualquer problema durante a viagem. Caso pinte novamente as unhas, não cortarei as cutículas, no máximo irei afastá-las.
De lá pra cá sigo hidratando muito bem meus pés, cuidando da frieira que apareceu, da micose da minha mão que vez ou outra esqueço de passar remédio. Aproveito esses dias antes da viagem para usar hidratante corporal depois do banho. Nessa primeira semana de férias só não fui à academia quarta feira. Meu corpo precisa começar a peregrinação na melhor forma possível, todo bem cuidado.
Dentre os preparativos para a viagem os dois parágrafos anteriores resumem bem o que tenho feito, essa carta não acrescentará maiores informações. Foi a mais difícil de decidir publicar porque não fala muito sobre preparativos para a viagem. Mostra que o processo de autoconhecimento e transformação não se limita ao que envolve uma viagem. Uma abobrinha sobre as pequenas e belas mudanças que experimento.
Em busca de economizar, gastar e investir bem o dinheiro, eis que em minhas pesquisas aparece um vídeo estilo “Coisas que não compro mais”. Foi nessa que descobri a existência do absorvente de pano. Também descobri o estilo de vida que naturalmente tenho adotado, o minimalismo.
Minimalistas são revolucionários: numa sociedade que estimula consumo em excesso eles escolhem viver bem com poucas coisas. São os novos epicuristas, valorizam as experiências e não os objetos. Após conhecerem-se a si mesmos a fundo, diferenciam o que consideram importante do que o que a sociedade diz importar para eles. Eles se valorizam porque descobrem que na realidade não é a sociedade que vive a sua vida, é você mesmo; e ninguém melhor do que você para decidir o que é importante e deve ser buscado.
Sabe o que uma pessoa de sucesso deve ter? O que alguém inteligente deve saber? Nenhuma lista faz sentido. O julgamento alheio e a fama não interessam, o importante é você estar bem e feliz com suas escolhas.
A experiência de viver bem com pouco começou no preparo da mochila para a primeira peregrinação. Era tudo novidade, dezenas de coisas que não tinha, mas o que ficou durante e após as viagens foi o conceito de que seus equipamentos precisam ter qualidade e você precisa aproveitá-los.
Então quem é minimalista vive com poucas coisas mas tudo de ponta? Não. O que a pessoa tem de caro, com tecnologia de ponta, de marca top, é o que ela considera que vale a pena. O resto pode ser barato, sem contar que existem coisas baratas e muito boas. A exemplo da pomada contra assaduras que também recupera a pele de queimaduras solares, se mostra um potente hidratante e amolece cutículas.
Minha vida minimalista baseia-se em ser pobre com estilo, usar coisas boas e baratas. Os absorventes de pano artesanais eram mais baratos do que os de marca, por isso entrei no aplicativo especializado em artesanato. Lá, entre itens de beleza, encontrei eco pads de crochê. O que é isso? São discos de crochê para limpar a pele e aplicar cosméticos. Há quem faça eco pads com pano de microfibra em vez de barbante. Substituem os discos de algodão, com a diferença de que você lava após o uso em vez de jogar fora.
Bem que tempos atrás me incomodei com o preço dos discos de algodão! Como sei fazer crochê, pesquisei receita na internet, comprei barbante e fiz para mim e para presentear várias amigas.
Meu primeiro dia de uso: Pela manhã precisei de menos tônico facial para limpar o rosto, pois barbante não absorve rapidamente e o líquido fica mais na superfície. À noite, em vez de dois ou três discos de algodão para retirar maquiagem, usei um eco pad frente e verso. Contando com o tônico facial que apliquei à noite, gastei três eco pads no dia. O que usei pela manhã não secou dentro do banheiro, após lavar os que usei à noite pendurei todos no varal. Lavei todos com sabonete, sendo que o que usei para tirar maquiagem precisou ser bem esfregado. Não foi nenhum esforço hercúleo, afinal são discos que cabem na palma da mão, têm sete centímetros de diâmetro.
O ponto negativo dos discos de barbante é que não são tão macios quanto algodão. Como benefício extra, a dureza e relevo dos disquinhos proporciona uma suave esfoliação facial.
Messes após aderir aos eco-pads a febre entre as blogueiras de beleza era uma esponja de silicone com cerdas e vibração para esfregar e limpar o rosto. Fazer com sabonete facial e esponja de silicone o mesmo que faço com os discos de barbante e demaquilante, dessa vez gastando eletricidade. Métodos de limpar o rosto e remover células mortas com suaves esfoliações não faltam no mercado.
Na rotina de beleza, a primeira coisa cara que me incomodou depois que passei a usar duas vezes ao dia foi o tônico facial. Pesquisando sobre beleza descubro que água com vinagre faz o mesmo serviço e pode ser até melhor do que muito produto caro. Não lembro quando foi a última vez que comprei tônico facial, sei que desde que acabou passei a usar a solução de vinagre de maçã com água. O vinagre precisa ser de maçã. A razão é uma parte de vinagre para três partes de água, que pode ser substituída por soro fisiológico.
Meu sonho de consumo já foi o mix de óleos naturais chamado Lágrimas de Unicórnio, da marca Cat Make. Ganhei, usei até o final apenas como hidratante noturno, depois achei interessante experimentar azeite de oliva na mesma função e no mesmo vidro. Fotografei periodicamente para verificar alguma mudança e depois de 3 meses de uso concluí que funciona bem: visualmente minha pele mal mudou, sutilmente aparenta ser mais lisa. Notei que a combinação eco pad, vinagre de maçã e azeite de oliva turbina a recuperação da pele: pequenas espinhas sumiram em três dias, no quarto dia transformaram-se em pontos vermelhos sem protuberância. Tenho cada vez menos espinhas nos períodos pré-menstruais. Se antes as pequenas protuberâncias mal apareciam para espremer, agora dificilmente chegam na camada superficial da pele. Nesses casos, em que é impossível espremer, uso pomada contra espinhas. Precisa levar em conta que minha pele é madura (estou na faixa dos trinta anos) e assim como meu corpo ela começa a demorar para se recuperar de lesões. Em matéria de hidratante facial já usei muito creme Nivea Soft, alguns da linha Care da Avon, já passei por óleo de coco, mas o primeiro produto que decidi analisar para verificar resultados foi azeite de oliva.
Próximo ao meu 36º inverno, prestes a completar 4 meses usando azeite, notei que a pele do meu rosto mudou: começou a descamar numa pálpebra. Até então minha pela nunca sofrera com o clima a ponto de precisar mudar de hidratante. Voltei para o óleo de coco e com duas noites de uso a descamação sumiu. A experiência bastou para elegê-lo hidratante facial noturno de inverno e deixar o azeite de oliva para as estações quentes.
Hidratante corporal é algo perfumado que toda mulher ama, certo? Contanto que não seja eu, que não faço questão nenhuma de perfume e detesto fragrâncias doces – prefiro florais ou herbais.
O ponto é que dificilmente tenho paciência para hidratante corporal, só uso nos fins de semana. Quando não me resta nenhum que recebo de presente, uso o multifuncional óleo de coco, que também é meu demaquilante preferido. Nos dias de paciência extrema ele nutre meus cabelos numa umectação. Passei a usá-lo também como primer, após o protetor solar e antes da maquiagem. O efeito é ótimo: ao longo do dia, abaixo dos olhos a maquiagem craquela menos. Sim! Com esse produto a maquiagem fica inteira até o fim do dia! Não difere nada dos primers industrializados. Só abro exceção para os primers feitos com proteínas de arroz; apliquei no meu irmão no dia do casamento dele e a esposa notou que mesmo no fim da festa o rosto dele não brilhava. Se você quer um rosto seco, mate, procure por primers feitos com proteína de arroz; se quer um rosto com viço, hidratado, fuja dos primers siliconados e caia no óleo de coco. Este produto é comida, serve para cozinhar, mas nunca comprei com essa finalidade.
Cosmético que não vivo sem é protetor solar, porém priorizo o fator de proteção solar e o preço, não a marca. O que tive coragem de adquirir a altos valores foi sabonete facial artesanal. Valeu a pena porque mesmo lavando o rosto duas vezes ao dia com bastante espuma eles duraram meses. Já usei de argila preta, de arroz, e alguns feitos com água termal.
Minha base do dia a dia está entre as mais baratas, não tenho outra para eventos especiais. Batons, blushes, sombras, corretivos, iluminadores são produtos que procuro sempre em cores que ainda não tenho; geralmente são baratos ou recebidos como presente.
Admiro cosméticos artesanais, especialmente sabonetes. Mais naturais, o corpo assimila melhor seus ativos. Muitos não contêm parabenos, que são conservantes tóxicos para o organismo. O melhor é incentivar a economia local: ajudar quem ainda é pequeno e precisa crescer. Produto artesanal tem carinho, dedicação, todo esse ar de exclusividade faz me sentir importante, não apenas mais uma na multidão. A frequência em que adquiro é demorada, os produtos têm longa duração e não me sinto bem guardando reservas.
Muitas vezes no desespero apelo para produtos industrializados mais simples e baratos ou aproveito o que já possuo. A exemplo do creme de mão do escritório: depois dos que ganhei no natal, passei a usar a pomada contra assadura que levei no Caminho da Prece. No meu aniversário ganhei creme de mão artesanal e reservei a pomada. Enjoei de usá-la nas mãos já que o creme específico funciona melhor, a princípio a pomada é item de viagem.
Creme de mão virou item de necessidade até em casa depois que aumentei a frequência com que lavo louça. Sabão caseiro judia das mãos, creme hidratante é fundamental para mantê-las macias e saudáveis.
Eis a rotina de beleza de alguém que antes de descobrir-se minimalista enxergava-se apenas pobre com estilo.

Abra a porta
E vai entrando
Felicidade vai
Brilhar no mundo

Que beleza! Que beleza!”
Imunização Racional (Que beleza), Tim Maia

Nenhum comentário: