quarta-feira, setembro 16, 2020

Estatística doentia - dia 7

Graças ao reiki do meu pai, hoje amanheci sem dor alguma. Ele fez sem que eu pedisse. Por essas e outras digo que ele é o melhor pai que eu tenho, não poderia pedir outro.

Hoje meus pais fizeram o teste rápido do cotonete, o resultado sobre COVID vem dia 21.

Acordei toda animada em experimentar receita de cosmético novo. Meu sabonete facial está no final e na amostra grátis de um livro que baixei no Kindle encontrei receita de loções de limpeza faciais. Fiz um leite de limpeza de iogurte com suco de limão. A proporção do livro é 1 para 1: 1 colher de iogurte natural para 1 colher de suco de limão. Misturei ¼ de xícara de iogurte de Kefir com ¼ de xícara de suco de limão. A indicação de uso no livro é aplicar no rosto com bolinhas de algodão e secar com papel toalha. Não fala em enxaguar. Guardei o produto num pote para sabonete líquido. Como abandonei o algodão faz tempo, apliquei a loção no rosto com as mãos, massageando bem, em seguida sequei com um disquinho de crochê. A sensação após o primeiro uso é de uma pele tensa, firme.

Continuando minha rotina de cuidados com a pele, após a limpeza usei meu tônico de vinagre de maçã com água. A pele voltou a ficar macia. Finalizei com meu hidratante diurno que no momento é um óleo bronzeador.

Ontem pesquisei os benefícios de se usar iogurte na pele e são vários. Controla a oleosidade, previne rugas, tira manchas, limpa profundamente, nutre, clareia. Fala-se muito em máscaras faciais de iogurte, dificilmente em loções de limpeza. Pudera, iogurte natural é um produto caro, um pouquinho difícil de encontrar. Fica barato para mim porque uso iogurte de Kefir; compro o leite e faço iogurte de um dia para o outro. Leite é fácil encontrar. Assim tenho facilidade em fazer um pouquinho de loção de limpeza sempre que precisar. Não é bom fazer em grande quantidade porque produto natural estraga rápido e fácil caso não use.

Pretendo lavar o rosto com a loção duas vezes ao dia até ela acabar, se não me fizer mal. Depois finalizo o sabonete facial em barra, antes de adotar a loção de iogurte de vez. Faz cerca de 1 ano não compro sabonete facial, gosto dos artesanais.

Depois que fiz um curso de introdução a cosmética natural pela Uniluz decidi usar cada vez menos cosméticos industrializados para tratar pele e cabelo. No momento uso vários produtos industrializados principalmente no cabelo porque quero acabar com o que possuo, não desperdiçar antes de mudar de estilo. Uso óleo bronzeador nessa intenção, depois virá o protetor solar. Quanto a cuidados faciais já tenho mais de meio caminho andado: demaquilante, tônico facial e hidratante noturno são cosméticos naturais. Sabonete artesanal considero produto natural, mas a loção que fiz hoje é mais natural ainda. Faltam substituir primer e hidratante diurno / protetor solar.

Fazendo as contas, ao substituir tantos produtos industrializados, cheguei a economizar no ano pouco mais de 1 mês de vitamina C para 4 pessoas. Na verdade não substituí tudo, apenas tem 1 ano que não compro quase nada para tratar a pele. A exceção foi o protetor solar em junho. Amo protetor solar e só descobri no curso da Uniluz que existe substituto eficaz para ser usado no dia a dia. Produto natural geralmente é comida, entra na conta do mercado. Assim chegam em casa o vinagre de maçã, o óleo de girassol, o leite, o limão. Nunca foi pro prato o óleo de coco, e o óleo essencial de laranja foi pra panela somente uma vez, mas o ideal é não ir. Via de regra o produto natural que uso no cosmético posso comer tranquilamente.

Resolvi pintar o rosto para participar de uma reunião virtual e à noite, após o usa da loção nova, senti a pele macia. Logo após o uso, sem tônico, sem hidratante. Duas explicações: ante da loção de limpeza tirei a maquiagem com óleo de coco, que além de limpar hidrata; a mistura envelheceu, oxidou. O cheirinho é bom. Para virar máscara esfoliante basta separar 1 colher de sopa da loção e misturar a outra colher de sopa de borra de café, aveia, mel ou açúcar. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar. Por enquanto não farei esfoliante natural porque ainda tenho creme esfoliante facial.

A primeira impressão é que a loção de limpeza de iogurte com limão dará muito certo. Passei o dia encantada com ela, com a minha pele que mal precisa de maquiagem, muito feliz por não ter nenhuma complicação de saúde, me distraindo horrores no meu cantinho.

Nenhum comentário: