domingo, dezembro 25, 2016

“Me dê motivo

pra ir embora
estou vendo a hora
de te perder...”

São Paulo, 26 de agosto de 2014

Partirei, está decidido. Já faz alguns meses, deve fazer cerca de uma ou duas décadas que a ideia me atraiu para esse ano começar a colocar os planos no papel. Partirei.
Livros de fantasia e filosofia, o que busco é aventura, cultura. Tanto tempo viajando em páginas, chega a hora de viajar de verdade, conhecer a realidade. A catedral de Santiago de Compostela me espera pacientemente, depois de um caminho de oitocentos quilômetros.
Sem pressa, há muito a fazer antes de fechar a mochila embarcar para Espanha. Faltam três anos e duas viagens de teste antes do sonhado caminho, que ao final não será de oitocentos quilômetros pois descobri a rota de Madrid. Meus testes serão Caminho do Sol e Caminho da Fé, ambos no Brasil.
Caminho do Sol é uma peregrinação de duzentos e quarenta e um quilômetros feita em onze dias, de Santana do Parnaíba a Águas de São Pedro, no estado de São Paulo. Caminho da Fé leva até Aparecida do Norte (São Paulo) cortando um pedaço do sul de Minas Gerais. Na prática pode-se iniciar o caminho em qualquer cidade por onde ele passe, mas há cinco cidades no noroeste paulista que estão nos extremos: Aguaí, São Carlos, Sertãozinho, Mococa e Divinolândia. Partirei de Mococa, percorrerei quatrocentos quilômetros em dezoito dias até chegar em Aparecida do Norte. Por final minha peregrinação a Santiago começa em Simancas para terminar depois de dezenove dias e quatrocentos e setenta e seis quilômetros.
Porém cada passo depende do anterior e o crucial foi aprender espanhol entre dois mil e um e dois mil e quatro. Descobri o Caminho de Santiago numa aula e decidi pela rota de Madrid por não ser tão comprida além de bem sinalizada. Fiz faculdade, consegui estabilidade no emprego, voltei a pensar na viagem. Pesquisei rotas preparatórias, encontrei duas. Assisti palestra, descobri os itens que devo levar – são quarenta e cinco incluindo a mochila. Também foram passadas diversas dicas práticas. Pesquisei sites e mais sites sobre Caminho de Santiago, trens na Espanha, mochileiros, li “Campo das Estrelas”, de Celso Antonio de Almeida, que percorreu o caminho francês em 1999. Montei planilhas listando preços e etapas, uma aba para cada viagem. Comprei bota para caminhar, tenho até as próximas férias para adquirir todos os equipamentos. Não sei quando serão minhas férias, espero que sejam no primeiro semestre do ano que vem.
Primeira prova: duzentos e quarenta e um quilômetros em onze dias. Santana do Parnaíba a Águas de São Pedro. Poderei parar por aí e virar mais uma mochileira nas férias, poderei continuar meu plano e conhecer mais o mundo através de peregrinações. Depois dessa aventura alguma coisa em mim certamente mudará.
Ontem comprei o famoso “Diário de um Mago”, de Paulo Coelho.

“Pode crer eu vou sair por aí
e mostrar que posso ser bem feliz
encontrar alguém que saiba me dar
me dar motivo”
Me dê motivo, Tim Maia

Nenhum comentário: