quinta-feira, dezembro 29, 2016

“Acima das nuvens

o tempo é sempre bom
e o Sol brilha tanto
que pode te cegar
eu quero estar
bem longe do chão
só pra não ver
você chorar

mas o ar é tão puro
que foge de mim”

São Paulo, 19 de setembro de 2016

Uma felicidade enorme tomou conta de mim, o Caminho do Sol está chegando. No último sábado (dia 17) participei da palestra na loja Mundo Terra em Moema, o palestrante foi Escobar. Ganhei 3 cupons de desconto para serem utilizados dentro de 1 ano, e uma lista de itens para a caminhada um pouco diferente da que fiz em 2014. Para minha alegria, no Caminho do Sol não é necessário levar saco de dormir, todos os locais de parada têm roupa de cama e cobertor. Caminhar 14 a 28 quilômetros por dia me parece animador, mais de dez mil pessoas já percorreram o Caminho do Sol, posso aumentar esse número.
Perguntei quanto tempo seria bom se preparar antes da viagem fazendo longas caminhadas, Escobar não deu uma resposta precisa mas o vendedor disse que um cliente caminhou diariamente 2 meses antes, cerca de 10 quilômetros por dia, e percorreu tranquilamente o Caminho do Sol. Edgar mostrou o guia do caminho que receberemos, e quem leu percebeu que ele é bastante explicativo, tem todas as direções a serem tomadas. O idealizador do Caminho do Sol, o Palma, costuma receber e conversar com o grupo de caminhantes no primeiro hotel em Santana de Parnaíba. Ele passa o contato dele para chama-lo caso algum acidente ou imprevisto ocorra durante o caminho, pois conhece todos os apoiadores da região. O grupo máximo de peregrinos é de 16 pessoas, e nessa jornada não se deve esperar encontrar sempre um hotel cinco estrelas para nos receber.
Na loja fui convencida a comprar 3 pares de meias super super (de tecido coolmax), que são especiais para longas caminhadas ao invés das meias de corrida que pretendia. São meias caras, como tudo na loja, mas valerão a pena - a bota que comprei na loja em Higienópolis nunca me deu bolha no pé. Gostei da pequena mochila impermeável e compacta de 5 litros que não comprei porque não é essencial na viagem, a loja não tinha o modelo certo da meia super super que foi recomendada, e a toalha compacta e superabsorvente que vi por um preço no site era de marca diferente e muito mais cara na loja. Antes de ir na loja pesquisei os itens que queria comprar lá, mas como nada estava no preço que pesquisei voltei sem comprar nada.
Cheguei muito cedo no ponto de ônibus mais próximo da loja mas me perdi, confundi esquerda com direita quando pesquisei o trajeto, dei uma volta enorme e acabei chegando próximo ao horário da palestra – meia hora antes do início. Me convenci de que Deus escreve certo por linhas tortas: a gente planeja uma coisa e a execução não acontece como o planejado mas o resultado é até melhor do que o esperado.
Tive outra prova disso quando meu namorado desistiu de ir no evento de anime no dia seguinte e nosso dia maravilhoso foi pedalar no Ibirapuera, voltar a pé, tomar um banho refrescante e almoçar feijoada com a família. Meus irmãos estavam lá e conversaram bastante com o bonitinho sobre histórias e filmes de super heróis. Tudo me deixou muito feliz, o domingo foi ótimo.
Calçada com minha bota de caminhada percorri 7 quilômetros e 300 metros do portão 6 do Ibirapuera até minha casa em 1 hora e 40 minutos com meu namorado. Levei braçadeira para voltar com o pedômetro ligado no celular mas fui convencida a deixa-lo na mochila por questão de segurança. No caminho paramos e tomamos meio litro d'água, vi que água será muito importante na caminhada e precisarei levar mais de 1 garrafa de meio litro. Nossa velocidade média foi de 4,4 quilômetros por hora. Preciso aumentar o ritmo se quiser completar a tempo a corrida feminina do McDonald's na qual me inscrevi depois de assistir a palestra do Caminho do Sol.
A corrida do McDonald's tem 5 quilômetros e o limite de tempo para concluila é 1 hora e 15 minutos. Soube dela no início do mês, na última vez em que fui ao McDonald's, desde aquele dia pretendo participar dela como forma de preparação para o Caminho do Sol. 5 quilômetros é pouco em matéria de corrida, o que me parece um ótimo começo. Hoje modificarei meu treino na esteira da academia: tentarei correr na velocidade de 7 quilômetros por hora pelo maior tempo possível. Porém antes de iniciar o treino pretendo conversar com a professora de educação física, para que ela dê opinião sobre o que pretendo fazer e quem sabe também altere a parte de musculação do meu treino. A Corrida e Caminhada Feminina McDonald's 5K 2016 será realizada em diversas cidades da América Latina dia 9 de outubro, às 7 horas da manhã. Meu trajeto será do portão do Ibirapuera próximo a saída da Assembleia Legislativa, passando pela Av. 23 de Maio e voltanto ao lado da Assembleia Legislativa.
O que aconteceu desde a última carta e esta que agora escrevo: meu namorado me deu aliança de compromisso e depois de eu dar um tiro no pé que quase acabou com nosso relacionamento dei-le uma poesia que ainda não declamei em sarau mas já publiquei no blog. Passei a inclui-lo nos meus planos pro futuro distante, coisa que antes do tiro no pé era condição facultativa. No concurso de Osasco consegui a posição 993, se a câmara municipal de lá prorrogar a validade do concurso em 2018 terá até 2020 para me chamar. Recebi tudo que comprei pela internet porém o carregador teima em não acumular carga através de luz solar. Ainda não reclamei com o importador.
Meu próximo passo é atualizar a lista de itens que levarei na viagem e pesquisar quais preciso comprar. Trabalhando, fazendo academia segundas e terças, voltando do metrô para casa a pé na quartas e sextas, voltando do curso de espiritismo a pé para casa aos sábados e repetindo o programa de exercícios do último domingo temo que não sobrará tempo para estudar para algum concurso público. Sei que encontrarei dificuldades para cumprir essa agenda de exercícios pois costumo sair com meu namorado às sextas e nos finais de semana, isso será mais um teste para minha persistência.

“Pode acreditar
eu agora sei voar
e num pé de vento
você vai me ver passar
pode acreditar”
30.000 Pés, Pato Fu

Nenhum comentário: