quarta-feira, fevereiro 27, 2019

“A chama da vela que reza

direto com santo conversa
ele te ajuda te escuta
num canto colada no chão mas sombras mexem
pedidos e preces viram cera quente
pedidos e preces viram cera quente”

São Paulo, 14 de fevereiro de 2019

No Caminho da Prece há uma cruz de pedra em Inconfidentes onde a tradição pede para depositar 2 ou 3 pedrinhas de sua cidade. Passaremos por essa cruz no domingo de carnaval. Levo uma pedra da Avenida Senador Queirós retirada próxima ao cruzamento com a Avenida do Estado, uma da pista de corrida do Parque Ibirapuera. São os lugares que mais frequento em busca do corpo ideal. Corpo ideal para caminhar quilômetros a fio, seja em terreno montanhoso ou plano. Um corpo que vence distâncias e proporciona novos horizontes para minha mente.
Qual o significado das pedras? O que você quiser! Se quiser mandar a tradição às favas e não levar pedra alguma, tudo bem, siga em paz. As pedrinhas que levo simbolizam o lugar de onde vim, meu passado. A intenção é deixar o passado na Cruz de Pedra e voltar do Caminho da Prece com outros olhos, mesmo que ainda frequente os lugares de sempre. O exercício de desvencilhar-se do passado é sempre bom. Passou pela cabeça deixar 3 lacres de latinha, mas preferi pedras – não poluem.
Já que meu celular tem memória sobrando, surgiu a maníaca dos aplicativos em mim. Depois de duas semanas monitorando o peso num aplicativo de acompanhamento de ciclo menstrual e conseguindo emagrecer, instalo o My Fitness Pal para monitorar as calorias que consumo e tentar eliminar meio quilo por semana. Preciso de motivação. O problema é que essa calculadora de calorias não conversa com os aplicativos de saúde que já possuo, por isso dias mais tarde baixei outro da mesma empresa só para registrar minhas caminhadas, seja final ou meio de semana. Gastando calorias a calculadora permite que eu consuma mais, sem ultrapassar a meta diária.
My Fitness Pal registra seu diário alimentar, consumo de água, prática de exercícios. Você pode participar de uma comunidade no aplicativo, registrar suas impressões em posts sobre qualquer coisa (adoro escrever!), convidar amigos para acompanhar o desempenho um do outro. Emagrecer não precisa ser um processo solitário, que limite a convivência com outras pessoas.
Aplicativos de saúde são incentivadores. Quem sabe esse ano não atinjo minha meta de peso e paro de consultar nutricionista? Voltar a uma vida sem fórmulas emagrecedoras e chás com gosto de perfume. Porém agradeço os chás, melhor prepará-los do que sucos mirabolantes. Chás possuem ingredientes fáceis de guardar e conservar, são mais baratos e práticos.
Encontrei a rota completa do Caminho da Prece no aplicativo Wikiloc, que também pode ser acessado a partir do computador. Realmente é um ótimo treino para o Caminho da Fé: morro todo dia. O segundo dia engana porque há muita planície antes da subida 15 Km após o início, sendo que a distância total do segundo dia é de pouco mais de 22 Km.
Se algum peregrino iniciante suporta subir e descer morros por 3 dias seguidos, acredito que fisicamente ele está preparado para qualquer peregrinação. Um batismo de fogo. Em 3 dias não solucionam-se os possíveis desconfortos e machucados, convive-se com eles por pouco tempo. Porém músculo e resistência você prova que tem, se atravessa o Caminho da Prece.
Pesquisando sobre as cidades por onde o Caminho da Prece passa, descobri que ele situa-se na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas, entremeia o circuito turístico de Malhas do Sul de Minas. Fiz uma breve pesquisa para saber por onde irei caminhar, comer, escrever e dormir. Descobri que ao terminar o percurso em Borda da Mata preciso tomar café, que é o produto agropecuário de maior destaque da cidade.
Beber café parece trivial mas não é no meu caso, pois passarei os dias de peregrinação sem a bebida para me prevenir de palpitações durante a caminhada. A caminhada exige muito esforço, meu coração não suporta o estímulo extra da cafeína.
Recém completei 3 meses de academia e já vi resultados na silhueta. O peso baixou pela disciplina tanto na dieta quanto nos exercícios, a calculadora de calorias me animou e passei a me tatuar com decalque sempre que elimino algumas gramas durante a semana. Subir escadas após o almoço e caminhar no parque aos domingos é rotina.
Hoje consigo as passagens para Jacutinga e passo a imaginar como será ir trabalhar dia primeiro de março carregando uma mochila cargueira cor-de-rosa e um cajado. O próximo carnaval será só festa.

Se tudo move se o prédio é santo
se é pobre mais pobre fica
vira bucha de balão ao som de funk
e apertada tua avenida
a cera foi tarrada
não se admire”
Reza Vela, O Rappa

Nenhum comentário: