quinta-feira, janeiro 05, 2017

Cabreuva


“Hoje o percurso foi muito bom apesar de ser no asfalto, muitos trechos com sombra de árvores, sons de passarinhos.
O tempo também ajudou, nublado, o sol só abriu depois das 10:30h.
Saímos por volta das 6:40h do Hotel Casarão, exceto o Osvaldo que saiu bem mais cedo.
Eu e o Guerino chegamos na Pousada Colinas às 12:28h, a Silvana e a Alexandrina chegaram por volta das 13:30h.
A Tatiana e o Caio, da pousada, ficaram surpresos, pois normalmente os peregrinos costumam chegar após às 15:00h.
Mas deixei bem claro, não somos atletas mas sim peregrinos bem preparados fisicamente para este tipo de esforço.”
Edward Luiz Silva
O grupo se separou. Osvaldo saiu 5h45 sem tomar café, Silvana e eu saímos 6h30, Guerino e Edward saíram pouco depois. Guerino nos alcançou rapidamente, no Portal do Romeiro em Pirapora. Ao lado havia uma placa escrita “Mirante do Caminho do Sol” e indicando a esquerda. Onde está esse mirante não faço ideia, tirei foto no Portal do Romeiro e fui até o Mercado do Ivo procurando essa coisa. Nesse caminho havia uma paisagem com rio entre montanhas linda, valeu pelo mirante que perdi.
Guerino logo seguiu caminhando mais a frente, perdemos ele de vista. Pouco depois Edward nos alcançou e nos acompanhou até a mina d’água, onde encontramos Guerino. Depois de encher as garrafas eles seguiram na frente enquanto Silvana esperou eu passar protetor solar novamente pois tinha suado muito. Nesses dois dias me surpreendi com o quanto suo nas mãos. Mas não passei protetor nelas, sim no rosto, pescoço, braços e pernas.
Antes de nos separarmos de Edward fiquei animada ao ver uma placa verde com algo escrito, estava crente que informaria algo sobre o mirante; me decepcionei ao ler “Volte sempre a Pirapora e que o Bom Jesus te acompanhe.”. Nessa hora estava por último, mais afastada de Silvana e Edward, então comentei “É, Bom Jesus, me acompanha!”.
Depois da mina vimos Edward e Guerino somente no Mercado do Ivo, ponto de parada para pegar carimbo e fazer algum lanchinho. Eles saíam quando a gente chegava.
Descobri que a melhor forma de carregar o passaporte no bolso é no meio do guia, com o guia fechado. Carreguei guia aberto, passaporte do lado e celular por cima: quando fui entrega-lo para ser carimbado no Mercado do Ivo ele estava ensopado de suor. Isso ocorreu entre 10h20 e 10h30. Silvana e eu compramos um pequeno lanche. Ela comeu em pé porque tinha medo de tirar a mochila e demorar a encontrar o ritmo da caminhada novamente. Depois ela resolveu escutar música e disparou na frente.
Antes do mercado o caminho é super agradável, muito verde, pássaros, sombra. Depois do mercado a estrada passa a receber mais sol. Nesse percurso passo a ver Silvana no horizonte. Depois ela some e quando chego no ponto em que ela sumiu ela está novamente no horizonte. Um ciclista com mochila pergunta se estou fazendo o Caminho do Sol, quantos somos, qual a próxima parada. Respondo e descubro que ele e a esposa também percorrem o Caminho do Sol, a próxima parada deles é Elias Fausto. Ele se surpreendeu em saber que estamos no segundo dia, eles estão no primeiro e partiram de Pirapora. Encontramos muitos ciclistas e caminhantes depois do Portal dos Romeiros e antes do Mercado do Ivo. Mas esse casal de ciclistas peregrinos encontramos depois do mercado.
Chega a hora em que chego no ponto em que ela sumiu e não a vejo nem no horizonte. Hora de conversar com meu anjo da guarda. Temos conversado pouco ultimamente. Penso que mereço o troféu Tartaruga Touche: a valente peregrina que chega por último. Meu joelho não deixa apressar o ritmo: não doeu nos primeiros 50 metros, mas depois reclamava a cada subida e descida.
Silvana me esperou no letreiro de Cabreuva para tirar foto. Seguimos até a igreja mas encontramos a secretaria fechada. Perguntei no grupo de Whatsapp se precisava esperar ela abrir para conseguir o carimbo. Osvaldo aconselhou seguir para a pousada, faltava 1Km para chegar e o almoço estava quase pronto. A secretaria abriria novamente 13h. Como a igreja é fresca e faltavam 20 minutos pras 13h, escolhi esperar enquanto Silvana seguiu para a pousada. Ainda tinha muita água no cantil e balas de banana no bolso – no caminho só comi uma e ofereci outra a Silvana. Aproveitei os minutos de espera para passar mais protetor solar e ajeitar a mochila, que estava folgada no quadril. Meia hora depois de conseguir o carimbo estava na pousada.
Os meninos já haviam tomado banho e esperavam o almoço. Osvaldo não visitou a igreja e quando Guerino e Edward passaram por lá o horário de almoço havia começado. Ou seja: só a Tartaruga Touche aqui conseguiu o carimbo antes de chegar na pousada. Depois do almoço Silvana voltou à cidade para ir ao banco e carimbou o passaporte dela e dos outros também.
A pousada Colina em Cabreuva tem piscina, campo de volei de areia, diversos chalés. Oferecem escalda pés e água gelada quando chegamos, carregam nossas mochilas e cajados, um verdadeiro hotel. As bebidas e sobremesa do almoço são pagas à parte se você quiser algo além de água. Experimentei cerveja sem álcool, coisa que não faço há anos, e constatei que continua amarga e forte. De sobremesa provei Apfelstrudel. Lembrei dos meus pasteis de maçã e do purê de maçã (Apfelmuss) que fiz pouco depois do natal.
Provavelmente será a estadia mais cara do caminho, mas depois de encarar 25 Km com o joelho reclamando, ser informada de que cheguei 2h30 antes da maioria dos caminhantes, mereço esses luxos.
Ah! Sobre meu joelho esquerdo: passei Cataflan nele depois do banho, enquanto escrevo ele não dói, mas se movimento um pouco ele mostra o ar da graça. Meus ombros doem, preciso ajeitar a mochila de outra forma amanhã. Última descoberta: você PRECISA lavar a cabeça todos os dias, sol, suor e poeira deixam os cabelos super espigados.
Amanhã enfrentaremos 23 Km de planície rumo a Itu. Seremos obrigados a sair todos no mesmo horário pois um guia da pousada nos levará pela trilha dela em mata fechada. Tudo ótimo fazer trilha em mata fechada com guia, o problema é que a trilha tem subidas íngremes e meu joelho não vai gostar. O remédio? Cataflan, Ibuprofeno e muito descanso.

Nenhum comentário: