segunda-feira, janeiro 28, 2008

POR QUE VOCÊ CHORA?

-Porque tenho amídala! BUÁÁÁ...

Existe uma amídala no cérebro que nos faz relacionar fatos e chorar, mas ninguém se contenta com esta resposta; talvez alguma prova de medicina. Mesmo assim estaria meio certo, deve-se explicar todo o processo de formação da lágrima além de mencionar neurônios e reações químicas envolvidas...

Quem pergunta por que choramos quer nos consolar, se importa conosco. Há basicamente dois caminhos depois de saber a resposta:

O primeiro concluir que o choro foi provocado por algo pueril, bobo, mesquinho. Não é preciso chorar, não adianta nada. Esse caminho é o mais utilizado e recrimina o choro, pois chorar incomoda. Também forma uma pessoa machista: chorar demonstra fragilidade, e se você for frágil nesse mundo cruel, será esmagado.

O segundo caminho é dizer para continuar chorando. Lágrima existe para ser derramada, para demonstrar sentimentos, é preciso sentir tristeza para que ela passe, toda reação é válida na purificação do espírito. Afinal a vida não é feita apenas de risos, quando entramos nela nos sujeitamos a todos os sabores e dores. Esse caminho não é o mais humano, é o mais hedonista: estimula seguir os instintos, buscar a satisfação.

Como educar alguém? Como reagir? Estimular força emocional ou sensibilidade natural? Encontre a resposta sem esquecer que ambos caminhos têm pedras.

4 comentários:

Anônimo disse...

É difícil. Você vê uma pessoa chorando, e a reação é sim, geralmente, tentar fazê-la parar de sofrer. Acho que a gente relaciona (e há um certo sentido nisso) o choro ao sofrimento, e parar de chorar e é inconsciente a nossa crença de que parar de chorar significa diminuir a dor.

O problema é que isso às vezes é pura ilusão. O que o choro torna suportável pode se tornar insustentável com o silêncio.

O problema, pra mim, é que geralmente o choro é uma demonstração extrema que, por mais que necessária (em seu devido tempo e proporção), às vezes nos impede de racionalizar e correr um pouco atrás do que é preciso que a dor cesse.

É fundamental ouvir o coração, mas não podemos nunca deixar de ouvir também a razão (ok, só de vez em quando)

Anônimo disse...

Vc já escreveu algo a respeito, não? Lembro de ter lido.

Beijos.

Anônimo disse...

Eu choro pq choro. E choro 'MERMO'. Antes achava fragilidade, agora apenas sou sincera com o que sinto. :o)

Beijo!

Gabriel disse...

Nossa, agora que vi, parece que escrevi o último comentáro bêbado. Troquei várias palavras e simplesmente desencanei de colocar algumas outras. Kekekeke.

Mas acho que deu pra entender mais ou menos o que quis dizer.

Beijos!