quarta-feira, maio 13, 2020

Durante a quarentena - 55º dia

Hoje faz uma semana que voltei de férias e iniciei a experiência de trabalhar remotamente. Gerencio agenda, aviso pessoas sobre as reuniões.
Como não precisaria sair de casa, no segundo dia de trabalho pintei o rosto. Geralmente trabalho de cara lavada, muito bem hidratada de manhã. Protetor solar só vejo quando saio, deixei de usar todo dia.
Nessa semana aprendi a usar melhor as ferramentas do celular, conheci um programa novo. Ambiente tranquilo, ritmo de trabalho suave, sem ver as flores do Pão de Açúcar, sem encontrar os perueiros oferecendo transporte ilegal para a praia.
Ontem o presidente e o ministério da economia ampliaram a gama do que é considerado serviço essencial: barbearia, salão de beleza e academia também prestam serviços essenciais. O Brasil passa a marca de 12 mil mortos pela COVID 19, muitas cidades e Estados acirram o confinamento. Na cidade de São Paulo, para evitar a circulação, o prefeito criou novo rodízio de veículos: carros pares saem nos dias pares, ímpares no dias ímpares. Em meio a isso vem a possibilidade de colocar mais gente para trabalhar, mais pessoas circulando, mais pessoas em risco, mesmo com o sistema de saúde entrando em colapso.
O governo federal pensa no bem de que povo? O governo sabe mesmo o que é essencial para viver? Com esse histórico mestre em esbanjar recursos que não lhe pertencem?
Ainda estou em ritmo de férias, não me acertei com a rotina e me atraso para entrar no trabalho. Mesmo em casa. Continuo prestativa, disponível no meu canto, procuro não incomodar a equipe. Uma das minhas qualidades que descobri ao sair de férias ano passado foi essa: dificilmente incomodar os colegas.
No ambiente marco presença, sou alegre, porém fico na minha bolha, entrego o que me pedem, dificilmente ofereço serviço. Por outro lado recusar serviço não é comigo. Se não sei vou dar a cara a tapa e aprender na marra. Assim é meu aprendizado, preciso errar e penar um pouco para fixar os conhecimentos.
Essa primeira semana na vida de home office foi de muito aprendizado.

Nenhum comentário: