quinta-feira, dezembro 28, 2006

A ÁRVORE de casa é a mais importante da família. Em baixo dela todo natal Papai Noel coloca os primeiros presentes que o povo ganha. Vovó mora conosco, e há mais ou menos dez anos a decoração de natal é minha responsabilidade.

Comparada a outras casas, a decoração que faço é meia boca. Aquela coisa só pra não dizer que não falei das flores. Embora esse ano a árvore tenha levado só bolas de natal e festões, o que já é uma seleção decorativa, é raro aplicar alguma estética. No dia da festa aparece também o painel do presépio, que virou tradição há quatro anos. O painel chama mais atenção que qualquer outra coisa, posso enfeitar seis plantas da garagem como árvores de natal que ninguém nota se não disser que passei horas na tarefa.

Esse ano o natal foi realmente diferente. Mamãe gritou menos, minha parte foi até divertida. Fiquei maravilhada com a idéia que tive pra decoração. Roupa de natal? Não precisa ser nova, não é? Presente pra família? Meu irmão e eu não achamos nossos tapetes de dança. Vamos nos contentar com cartões. Missa? Não fui. Descobri que só Papai Noel entrega presente pra criançada, outras pessoas só entregam se sortearem no amigo secreto. Escrevo porque uma de minhas funções é embrulhar presentes. Que fique bem claro: embrulho, não entrego. Tentei entregar e estraguei tudo. De boas intenções o inferno está cheio.

Ganhei camiseta que usarei no ano novo. Tenho calça para bordar antes de pintar camisetas velhas. Até agora retoquei o desenho de três, mas não pintei nada novo. Não usarei a calça que estou bordando no ano novo, mas espero que fique pronta antes.

Natal foi colocado no dia 25 de dezembro pra absorver a antiga festa do nascimento do deus Sol de algum povo pagão. Um dia para se trocar gentilezas, e espalhar felicidade. Minha parte de gentileza é decoração de natal, minha parte de felicidade foram os presentes que dei.

A felicidade cabe na chave de um quarto, num i-pod, num cartão com desejos sinceros, ou até num monte de papel de seda, vareta e cola. Vinte e cinco pipas grandes e um quilo de rabiola trazem felicidade para um ano inteiro. Espalhar felicidade não é difícil.

Um comentário:

Juh Sarah disse...

Realmente,
Viver momentos felizes não nos custa muita coisa. Nós é que sempre criamos complicações, pra coisas que tem na sua essência a simplicidade. Estar ao lado daqueles a quem amamos, sempre é um ato de celebração. Mais um ano, mais um ano!!! E a vida passa e segue o seu "script", dando-nos liberdade de interferir nos "capítulos" e inserir neles, coisas novas e que podem nos fazer muito felizes.
Fico feliz que seu Natal tenha sibo bom, e desejo que seu Ano Novo, seja repleto de muitas alegrias, de muito aprendizado e de muito crescimento. Porque afinal de contas, daqui a pouco, teremos um Ano Novo, todinho para nós. Aproveitemos.
Bjux