sexta-feira, dezembro 15, 2006

NO MONEY, YES HANDMADY

Voltava para casa no sossego até passar em frente uma lojinha de roupa. Essas de bairro mesmo. Havia camiseta por 10 reais. Preço bom, posso encontrar a roupa nova que usarei no ano novo.

Lá estava a camiseta. Bati o olho e gostei. Com crochet nas bordas, tão bonitinha! Regata amarela, só pode ser ela. No caixa, abri minha carteira... veio um turbilhão de lembranças.

As palavras que dei, os lugares onde me comprometi a ir. Pouco tempo atrás comprara tinta para tecido e pincéis. Precisava dois pincéis e um potinho de tinta preta, acabei comprando também amarela e branca. Não, a culpa não é das tintas, pode ser o bilhete único que podia carregar com 10 reais a menos no dia anterior. Porém raramente peço carona, sempre procuro passear de ônibus e metrô, o investimento foi válido. Olho pra carteira e me assusto.

- Não dá. Gostei mas.... não vou levar.
- Por quê? Esqueceu o cartão?

Apareça bonitinho na loja e os vendedores pensam que você tem cartão de crédito. Pode mexer nas peças em promoção meia hora, você tem cartão e muito dinheiro. Só é muquirana, mas tem grana.

- É, esqueci o cartão.

O cartão que não tenho. Vou passar vexame e dizer que não tenho sobrando pra comprar uma peça de promoção? Claro que esqueci meu cartão. Depois que fiz desacostumei a andar com dinheiro no bolso, é isso. Pra essa vendedora sou chique no último.

- Vou guardar a peça e mais tarde você passa aqui de novo, ok?
- É, pode ser, tudo bem.

Saio indignada. Isso significa que passarei o ano novo sem nenhuma roupa nova? Ninguém mandou ser desorganizada com as finanças. Gastar dinheiro com tinta... As tintas. Paciência.

Música da Cássia Eler. “Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio. Pele e osso simplesmente, quase sem recheio... diz que Deus, diz que dá, diz que Deus dará...”

Não! Não passo o ano novo sem roupa nova. Deus me deu mãos e criatividade pra quê? Férias, tempo sobrando, artesanato. Artesanato é o que há. Começo a bolar três desenhos pra pintar, além do quarto que foi motivo da compra das tintas. A roupa do ano novo está garantida. Minhas camisetas velhas ganharão desenho e ficarão novas. Calças jeans receberão ponto russo com minhas novas agulhas. (Sim! Gastei com agulha em dezembro!) Só faço artesanato em roupa velha, pois se ficar ruim não estrago uma peça nova. Mas não tem erro, tudo vai dar certo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acontece...o que é handmady?

Juh Sarah disse...

Olá,
Saudades de vir aqui, e quando apareço, a grata surpresa deste post. É verdade, está todo mundo correndo para as lojas e comprando de tudo por conta do Natal. Eu costumo de dizer que as pessoas desejam Feliz Natal e Feliz Ano Novo, mas na verdade nesta época, elas mesmas estragam seu novo ano. Fazendo prestações dm 10, 11, 12 vezes no cartão e cheque. Sendo assim, já começam o ano endividadas. Estou tranquila com essa coisa de roupa, sapato, bolsa... Compro durante o ano, guardo, sai mais barato. Tenho coisas que nunca usei. Veja a loucura, comprei várias peças para o ano novo no ano, e quero passar o Ano Novo o mais confortável possível, com a família, todos com a mesma camiseta. O Ser é tão mais importante do que o ter. E ser feliz é o que importa, e eu sei que podemos ser felizes, mesmo quando não temos dinheiro para levar uma simples peça de promoção pra casa, porque na verdade, se temos uma casa, um lar, já temos muita coisa.
Bjux e fique com Deus.
Jussara

PS.: Tenho certeza que a sua roupa vai ficar linda!!!

Anônimo disse...

Aaah, gostei!! Aposto que vao ficar boas, vc parece ser boa nesse negocio de artesanato. Eu tambem jah fui, uma epoca, mexia com biscuit, argila e queria aprender a bordar. Mas aih acabou o dinheiro tambem.

Entao... feliz ano novo com roupa nova! Depois eu quero ver essas roupas!

Bjoos!