domingo, dezembro 17, 2017

O LIVRO DA VEZ É O Jogo do Equilíbrio, de Ana Lúcia Merege


Atenção jogadores de RPG medieval sem experiência! Esse livro é para vocês! Acompanhem a vida de um artista medieval por um dia. Não um artista qualquer, mas um mestre em sete artes que parou de rodar o mundo como saltimbanco para criar seu filho de três anos.

Cyprien vive em Pwilrie e deixou de viajar mas não deixou de ser saltimbanco, ganha a vida entretendo a cidade. Nas horas vagas namora uma exuberante dançarina e ensina contorcionismo a seu filho. Ele é contorcionista, malabarista, músico, comediante, faz teatro com fantoches e é equilibrista.

Nosso personagem principal não é exemplo de homem medieval, mas exemplo de cidadão para os dias de hoje. Vive uma relação de amigado com a namorada - a qual todos no bairro consideram sua esposa, exceto ela mesma. Ele faz o trabalho doméstico da casa e ela lava suas roupas. Contrariando os costumes medievais ele tem a audácia de tomar banho todos os dias, e está educando o filho no mesmo caminho. Seu filho não é fruto do relacionamento com a atual namorada, Cyprien é viúvo. Nosso herói não bate em mulher, não educa o filho batendo, é a simpatia em pessoa (como todo artista deve ser), e bem esperto – como todo pobre precisa ser.

Começa o dia com um galo na cabeça, um problema com a namorada e uma grande dívida para pagar; termina comemorando com os amigos o sucesso do espetáculo apresentado na inauguração do relógio da cidade. No meio de tudo ainda disciplina o filho que resolveu emburrar com a comida, além de se livrar de uma briga e de morrer caindo da corda.

O livro é um retrato medieval das pequenas batalhas que uma pessoa comum vence ao longo do dia, para acordar no dia seguinte e resolver novos problemas. Uma prova de que nosso cotidiano heroico vem de épocas remotas. Alô criançada! A vida adulta te espera com um divertido jogo de equilíbrio.

Nenhum comentário: