terça-feira, dezembro 26, 2017

Manifesto por resenhas razoáveis

Escrever resenha não é comentar sobre o início do livro e dizer que é bom ou ruim. Em muitos casos não precisa mencionar a vida do autor do livro, ou como foi o processo de escrita.

Resenha é uma análise da obra. Da obra inteira, não apenas o começo. "Ah! Não quero falar sobre o final do livro para não estragar a surpresa de quem lê!" Então você quer escrever apenas uma propaganda, não uma resenha.

A resenha que aprendi a escrever na escola precisava conter resumo do livro - um resumo sem muitos detalhes, do contrário não é resumo, observações sobre a história e sua opinião baseada nas observações que fez.
Escrever resenha é argumentar, por isso aprendemos antes de fazer dissertações. Nas dissertações você tem tese, argumento, conclusão. Em resenhas não há teses a serem defendidas, a tese é trocada por exposição. Então você expõe a obra, argumenta com suas observações, e conclui com sua opinião.

A internet está cheia de resenhas de livros com exposições parcas, opiniões pessoais até demais - sem muita lógica, e conclusões ao sabor do vento. O povo ainda dá nota pros livros! Eu só coloco estrelinha no site da Amazon, pois sem isso não se pode publicar. Não sou professora nem crítica profissional para distribuir nota. Não crio método de avaliação para julgar o que leio.

O fato é que na internet são poucos os que se dão ao trabalho de analisar profundamente, opinar com argumentos. Espero estar entre os poucos que escrevem boas resenhas, mesmo sempre destacando os pontos positivos dos livros que leio.


Que cada vez que eu publique "O LIVRO DA VEZ É" exista uma resenha razoável (cheia de razão) e não uma mera propaganda. 

Nenhum comentário: