sábado, outubro 15, 2016

Trovadores

O trovador é uma das figuras mais importantes na língua portuguesa. Trovadorismo foi o primeiro movimento literário desse idioma, português nasceu para falar de amor. A “Canção da Ribeirinha”, escrita em galego português pouco antes de 1200, é o primeiro registro de nosso idioma. Seria o espanhol uma língua emotiva por conter tantas vogais? Perceba que o português além das vogais possui raízes no trovadorismo. Desviou-se do espanhol para cantar dentro dos feudos o amor sem igual que cada um nutre por seu escolhido. Sendo assim, músicas e poesias românticas em português retomam as origens desse idioma sentimental.

Bardos da Galícia, Irlanda, Escócia, Gales, Bretanha e Cornuália; menestréis da França e Itália; possuíam as mesmas funções mas não foram tão importantes para a história do idioma que falavam quanto jograis e trovadores da península Ibérica. Todos faziam parte da mídia de 1200: disseminavam cultura, divertiam nobres e gentios.

Trovadores entretinham os palácios, jograis os povoados. Não cantavam apenas o amor: também haviam cantigas de escárnio e maldizer. A missão do trovador é traduzir amores e ódios do coração. Os trovadores de 1200 hoje são poetas, escritores, compositores, músicos, cantores, atores.

Português nasceu poesia, nasceu arte, nasceu para ser cantado, nasceu para tocar os corações de todas as classes sociais. Difícil entender português? Sim, para os estrangeiros pode ser difícil entender uma língua tão emotiva. Mas quem nasce falando a língua do coração tem facilidade em aprender qualquer outra, consegue encontrar sentido em qualquer linguagem, consegue sentir qualquer idioma.

Nenhum comentário: