sábado, outubro 17, 2015

O LIVRO DA VEZ É Sangue de Tinta, de Cornelia Funke

O livro começa com Dedo Empoeirado voltando para sua história, seu bom e velho mundo dentro de Coração de Tinta, o livro escrito por Fenoglio. Farid, seu fiel escudeiro, consegue entrar no livro com Meggie, que quer visitar a história como quem tira férias. Quinze minutos após entrar na terra de Dedo Empoeirado, ela descobre que voltar não será nada fácil. Mortola e Basta também voltam para o livro junto com Mortimer e Resa, eis o início da aventura.
Sangue de Tinta, o segundo livro da série Mundo de Tinta, descortina o encantado universo do livro de fantasia que Fenoglio escreveu: elfos de fogo, fadas azuis, os perigos da floresta, saltimbancos, homens de vidro, castelos e reinos. O leitor não segue apenas um persongem, segue o grupo cativante com o qual já está familiarizado. Descobre o passado de Dedo Empoeirado enquanto Meggie tenta reencontrar e salvar os pais.
Na falta de um casal, o livro apresenta três: Mortimer e Resa, Dedo Empoeirado e Roxane - a esposa que deixou quando saiu do livro em que vivia, Farid e Meggie. Mesmo com tantos casais a história tem pouco espaço para romances, o que impera é a aventura: a dúvida se Meggie encontrará e salvará seus pais, depois voltará para casa como planejou no início. Isso é um ponto a favor das crianças que querem ação, não doces e envolventes amores como os que recheiam livros infanto-juvenis. Assim como o primeiro livro da série, Sangue de Tinta é feito para a primeira e desbravadora infância: aquela que busca descobrir o mundo, não os sentimentos. Sim, o amor desponta em várias formas e move os personagens, mas o foco ainda é o fantástico mundo ao redor e como sobreviver nele.
O primeiro livro da trilogia, Coração de Tinta, terminou com final feliz apesar de tantas desventuras. Com essa experiência, Sangue de Tinta faz o leitor torcer até o último momento por um final igualmente feliz. O final um tanto desagradável mas tão arrebatador quanto o início é o gancho proposital para o terceiro e último livro da série: Morte de Tinta.

Nenhum comentário: