segunda-feira, março 22, 2010

“Às vezes penso que eu assisto TV
como o cãozinho que olha o frango rodar
que mais e mais saboroso de se ver
aguça cada vez mais meu paladar...”
TELEVISÃO DE CACHORRO, Pato Fu

O público já está adestrado como um cachorrinho: todo domingo, das 18 ás 19h, ocorre o mesmo programa de índio, para alegria das tribos interessadas. Transmitido pela TV Cultura, Marcos Palmeira apresenta A’Uwe desde 1º de julho de 2008.

Nome muito bem escolhido: significa “povo indígena” em Xavante - tribo com a qual o ator, empresário e apresentador tem especial convivência. Todo domingo exibe documentários sobre as diversas etnias indígenas espalhadas pelo Brasil além de produções sobre povos nativos do mundo todo.

No último domingo contou-se um pouco da história de Chico Mendes, que desde 1988 queria implantar o sistema de plantação extrativista para facilitar e unir a vida de índios e seringueiros do Amazonas. Se a idéia foi dada há tanto tempo, por que o sistema até hoje não foi implantado? Política. Fazendeiros mandaram matar Chico Mendes na porta de casa, em frente mulher e filhos. Hoje os assassinos cumprem prisão domiciliar.

Chico Mendes é de um tempo em que os fazendeiros exploradores do látex não colocavam escolas em suas propriedades para não dar o menor poder a seringueiros. Filho de seringueiro, Chico Mendes conseguiu mudar o cenário tão árido em que nasceu. Vieram as escolas, porém não a completa união entre seringueiros e índios. Entretanto o pior obstáculo para a existência de reservas extrativistas não são prováveis rixas entre seringueiros e índios, mas os proprietários de terras que insistem em derrubar a floresta amazônica para criar pasto para gado.

A história de Chico Mendes foi apresentada por tabela, o principal assunto do programa naquele dia eram as crianças da Amazônia. Começou mostrando crianças índias que praticam a língua nativa na aldeia e vão para a escola aprender as matérias em português. Crianças bilíngües na própria terra natal. Estranho? Para elas é simplesmente mais do que normal.

A’Uwe, o programa de índio de domingo, prova que a televisão tem sim programação para todos os gostos.

Mais do mesmo em:
http://www.tvcultura.com.br/auwe

“Mas meu cachorro nada vê na TV
e é aí que eu vejo o burro que o bicho é
a tela plana não deixa ele perceber
a propaganda bacana de frango.”

Nenhum comentário: