quinta-feira, julho 09, 2009

NOTA DE ÓBITO

“Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Numa caixa de vidro
Eu não ia ficar...”

Morre dupla de peixes Lips, com 5cm de comprimento cada um. Motivo do óbito: troca de mais da metade da água contida na caixa de vidro.

Os representantes da terceira população animal a ocupar a caixa de vidro com bolinhas de gude passaram pouco mais de dois meses tendo um bom tratamento (25.04 a 09.07.2009). Não ganharam nome porque eram muito parecidos.

Cuidar de peixe não é difícil, basta respeitar algumas poucas regras e rotinas sem NUNCA mudar ou dar pouco crédito a elas. Sei de quatro:

Alimente a cada dois dias.
Não troque mais da metade da água do aquário.
Não use sabão ou qualquer produto químico para limpar o aquário. – Essa nunca quebrei!
Aquários com plantas não precisam ser limpos. – Dessa eu duvidei.

Havia muita sujeira entre as bolas de gude que ficam no fundo, o aquário definitivamente precisava ser limpo. Como a água estava muito suja, decidi não respeitar a regra e troquei mais da metade. Resultado: morte animal. Poderia muito bem ter limpado a caixa de vidro sem trocar quase nenhuma água, os peixes morreram por descuido bobo. Bastava passar a água numa peneira ou pano para retirar o grosso da sujeira. Peixes não perdoam descuidos bobos, para eles tais descuidos tratam de coisas vitais.

Porém nem tudo está perdido. Musgo de Java, segunda população vegetal a habitar a caixa, continua sua luta pela sobrevivência. O período de luto dura um mês, que é o tempo do ciclo da água de toda caixa de vidro habitável. O ciclo da água deve ser respeitado. Período em que a água perde o cloro e demais elementos nocivos aos delicados habitantes aquáticos. Nesse tempo Musgo de Java faz fotossíntese sozinho, sem barulho de bomba de ar.

“Siriri pra cá
Siriri pra lá
A turma do vidro
Não quer nadar...”

2 comentários:

Verônica disse...

Ah, meu! Tinha que limpar mesmo...não tem essa de tirar metade da água... Tem que tirar tudo mesmo pra limpar! Se não, não fica limpo!

Não acho que essa foi a causa do óbito. Mas também não afirmo que não foi.

Beijos

Marília disse...

Nossa, como assim não pode trocar mais da metade da água? Eu trocaria TODA a água suja.

Caramba... eles não relevam nenhum errozinho mesmo, hein?

PS: Comentei no texto abaixo.