sexta-feira, fevereiro 17, 2006

"Quanto rizo
oh, quanta alegria
mais de mil palhaços no salão..."
Máscara Negra

O feriado mais famoso do Brasil se aproxima com promessa de deixar vazio o monstro de concreto que chamam de cidade. Paulistano sabe que feriado é feito para passear, não importa o lugar. Livro, praia, interior ou até mesmo conhecer melhor a própria cidade, que desacelera o trânsito diurno e se mostra caipira, sossegada. Com altas noites de balada para dançar o que bem quiser até o sol raiar.

OPS! Carnaval, esse texto é sobre carnaval. O Rio de Janeiro sediou a final de um concurso nacional de novas marchinhas dia 12 de fevereiro. O nome da vitoriosa foi "O Milagre do Viagra". Marchinhas são melhores que o axé que os trios elétricos insistem em tocar no nordeste e todo litoral. A carioca Chiquinha Gonzaga inventou o ritmo em 1899, levantou poeira nos salões, embalou guerras de confete entre os raros carros dos foliões, puxou os populares cordões. Com o tempo os cordões viraram blocos e os blocos Grêmios Recreativos e Escolas de Samba. Os populares G.R.E.S. No primeiro CD do Pato Fu tem música pra quem detesta os G.R.E.S. gritar bem alto.

Axé é pobre: pobre de sentido nas letras, pobre melodia que não varia. Pior que isso só funk carioca onde o cantor nem afinado precisa ser para aparecer: basta juntar um bando de manés e rebolar que está valendo, vende feito água. Também evapora feito água.

No entanto as marchinhas atravessam o século. "Mamãe Eu Quero" fez sucesso na Europa de 2004 quando T-RIO (grupo de trigêmeas bailarinas brasilienses que começaram a cantar na França) resolveu gravar. Qualquer um sabe ao menos um pedaço das marchinhas mais famosas. Ingênuas, bom ritmo, variados instrumentos, têm sentido e letra simples. O som mais divertido e gostoso de fevereiro, não importa quantos shows façam U2 e Rolling Stones.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo diferente, essa safra atual ainda é boa. Não está tão estilo diário não. Pelo menos não diário chato.

Sobre o poema, talvez esteja incompleto... Quem sabe um dia eu não acabe?
T+!

Anônimo disse...

Olá, obrigado pela visita, então, vc gostou do homem vitruviano? leonardo foi um Gênio incomparável. É, tá chegando o carnaval, todo mundo planejando o que vai fazer, pra onde vai se esconder ou se divertir. E as marchinhas fazem o fundo musical...

Anônimo disse...

Sabe... Como lidar com essa entresafra que aumenta dia após dia?! Complicado aí? Aqui também... Vou linkar seu blog no meu. Assim que tiver paciência pra mexer no fonte.

Até!

Anônimo disse...

Boaaaaa taaaarrrrdeeeeee, Colombina!!
Pois é não é que estamos na tua semana...rss
Semana de risos e danças...
Palhaça e Colombina que veio para alegrar a vida de todos nós pobres mortais...
Obrigada por estar visitando o Portal sempre me alegrando...
E quanto as marchinhas antigas, elas são as melhores, não?
Hoje tudo perdeu a graça, acho eu...
...morei em Sampa por 12 anos e amava esta cidade aos finais de semana, onde reina sim a melhor paz...
Beijos
Bom Carná...

Anônimo disse...

Sabe que depois de ler o seu post, me deu uma vontade imensa de ouvir G.R.E.S? O seu post me deu uma boa idéia! Próximo post, o tema vai ser carnaval.

E nunca gostei muito de carnaval. Tudo chato, manjado. A violência estragou o resto. O melhor a fazer nesse feriado além de pular na avenida, ser assaltado no beco ou entrar num retiro espiritual é... NADA. Eu ODEIO carnaval.