sábado, janeiro 23, 2021

Abobrinha superficial: óleo de coco como reparador de pontas

Dia 14 de dezembro de 2020 comecei a usar óleo de coco extravirgem como reparador de pontas nos cabelos.

Foi um marco porque meus cabelos ficaram sem parabenos e silicones por 1 mês. Fazia 1 semana que tratava eles borrifando tônico de pata de vaca todos os dias, umedecendo levemente de manhã antes de pentear.

O INGREDIENTE:

Óleo de coco possui em sua composição vários ácidos: caproico; caprílico; cáprico; láurico; mirístico; palmítico; palmitoleico; esteárico; oleico; linoleico; araquídico. Suas vitaminas são ferro, vitamina E, vitamina K, além das gorduras. Contém propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas.

Existem dezenas de formas de usar óleo de coco nos cabelos. Ele protege os fios do calor, do sol, pode ser um pré xampu pra quem usa os xampus convencionais com sal, e sim, pode reparar as pontas. Ele aviva a cor dos cabelos, nutre bem. Experimente colocar um pouco na máscara hidratante capilar ou arrisque uma umectação com óleo de coco por no mínimo uma hora com o óleo nos cabelos.


A EXPERIÊNCIA DE USO:

Uso o reparador de pontas após umedecer os cabelos com um chá tônico e esperar secar um pouco. No início do processo o escolhido era chá de pata de vaca. Guardo o óleo de coco que uso nos cabelos num potinho pequeno, não pego diretamente do vidro grande. Pego o suficiente para sentir o dedo oleoso, espalho e aqueço nas mãos, espalho nas pontas dos cabelos.

A impressão após o primeiro uso é a de um reparador de pontas normal, que dá brilho e sedosidade, só não tem perfume. Sem perfume algum, nenhum cheiro, a quantidade é mínima para o cabelo cheirar óleo.

Com o passar das semanas percebi que óleo de coco extravirgem é um reparador de pontas que brilha mais do que os óleos com silicone. Ao contrário dos reparadores com silicone, ao final do dia as pontas não ficam espigadas, ficam nutridas. O óleo vegetal é absorvido e repara mais o tecido capilar nutrindo-o com vitaminas e gordura do que um silicone que apenas impede a saída de água do corpo.

Esse reparador de pontas natural e simples me proporciona menos pontas duplas do que os reparadores industrializados. Elas ainda existem, porém em quantidade muito inferior. As pontas ficam ensebadas, gordurosas? Não. Ficam macias e brilhantes porque uso pouquíssima quantidade de óleo. O cabelo fica sempre bem hidratado, como deve naturalmente ocorrer.

14/12/2020 primeiro dia de uso.

14/01/2021 após 1 mês de uso.

Uma observação é que tirei fotos maquiada para diferenciá-las do tônico facial e capilar de pata de vaca, que usava e avaliava ao mesmo tempo.

Dentro de um mês o volume das pontas diminuiu, elas ficaram menos eriçadas. Isso ocorreu devido a constante hidratação e nutrição. A impressão que passa é que o cabelo cresceu, quando ele continua na mesma altura, com a diferença que brilha.

Óleo de coco é um ótimo reparador de pontas. Cosmético poderoso!


REFERÊNCIAS

Artigos

Óleo de coco. Disponível em

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_coco

Óleo de Coco: Cosmético Natural Eficiente e Versátil! Disponível em

https://belezaesaude.com/oleo-coco-cosmetico/

Óleo de Coco e suas propriedades. Disponível em

https://www.farmaceuticas.com.br/oleo-de-coco-e-suas-propriedades/

Nenhum comentário: