domingo, junho 16, 2019

Qual o significado do seu nome?

Longe das definições aleatórias dos joguinhos de redes sociais, distante também dos dicionários de nomes, sem a menor consulta às raízes linguísticas. Qual o significado que você dá ao seu nome? O que você quer que as pessoas lembrem ao associar seu nome à sua pessoa?

Cada pessoa é única, por isso cada nome tem seu significado único. Centenas de histórias e formas de ser diferentes. Qual o significado do seu nome?

Há quem faça terapia para descobrir a resposta. Há quem a busque num retiro, num templo, numa peregrinação, numa viagem mística. Também há os que vivem sem se importar com a resposta; não fazem ideia da infelicidade que suportam. Saber esse tipo de significado de seu nome próprio é conhecer a si mesmo.

Indo trabalhar de ônibus, durante a greve contra a reforma da previdência, descobri o significado que meu nome carrega por hora: persistência, bondade, compreensão e alegria. São essas coisas que espalho, que me envolvem e levo sempre comigo. Acredito que quem pense em mim lembre-se ao menos de uma dessas características.

Reflita e responda, ilustre leitor: Qual o significado do seu nome?

Nenhum comentário: