quarta-feira, junho 16, 2010

BRASIL É POTÊNCIA MUNDIAL

Parece piada, mas é verdade.
Espia:

Brasil não sofreu horrores com a crise imobiliária norte-americana.
Brasil empresta dinheiro para Grécia.
Brasil colabora com acordo internacional sobre energia nuclear. A ONU não gostou do acordo que Brasil e Turquia fizeram com o Irã, acha que é de fachada.
Brasil tem política externa, já atuava no exterior enquanto o povão invejava o presidente voando pra tudo quanto era país.

Hoje Celso Amorim cuida das relações exteriores do país. Comanda o ministério, trabalha muito melhor do que Lula. Mas alguém sabe qual é nossa política exterior? A gente levou a pior com o gás boliviano, vira e mexe ajuda a Argentina que vive se queixando da injustiça que o Mercosul provoca nos produtos dela, o presidente Lula é amigão de Hugo Chávez, que mais parece ditador do que presidente venezuelano.

Qual nossa política exterior? Os candidatos a presidente tem alguma política exterior em mente? O Brasil é potência, sabe? Tem tamanho e valor. O que é uma potência sem política exterior?

O país precisa de rumo pra deixar de ser um bebê gigante. Lembra o Hino Nacional? "Gigante pela própria natureza (...) deitado eternamente em berço esplêndido".

Brasil ainda tem muitos problemas internos a serem resolvidos, os candidatos a presidente querem resolver esses problemas. Com política externa o país passa a tembém se envolver em problemas externos. Chegou a hora de ter problemas internos e externos. Consequência de crescer, se desenvolver.

Brasil é uma potência, e pode muito.

Um comentário:

Marília disse...

Acho mesmo que o Brasil tem bastante potencial. Mas fica difícil, quando nosso presidente quer ser amigo do fanático por bombas e quando só queremos saber dos jeitinhos.
Não fico muito feliz ao falar sobre nosso país, infelizmente.