domingo, dezembro 20, 2009

TIRE ESSE AZEDUME DO MEU PEITO
e com respeito trate minha dor
se hoje sem você eu sofro tanto
tens no meu pranto a certeza de um amor...”

Continuando a dramática novela romântica do útimo texto, olhei “Eclipse” por 7 dias. O terceiro livro da série iniciada com “Crepúsculo” coloca mais ação e violência para dividir espaço com as emoções arrebatadoras do triângulo amoroso mais previsível que já vi. Será que todos triângulos amorosos são tão previsíveis assim? Nunca reparei ...

O romance que embala as idéias de Bella dessa vez é “Morro dos Ventos Uivantes”, que felizmente não li nem pretendo ler. O par romântico comenta e se comprara com os personagens principais desse livro. Já recebeu uma declaração de amor copiada de um livro? Cena bonita, a pesar de não ser de originalidade genuína.

No “Eclipse” lobisomens e vampiros mostram suas armas, suas raízes e lutam. Hora de conhecer lendas da tribo Quileute e a história de mais dois integrantes da família Cullen. Os personagens secundários vão dando as caras e se envolvendo mais na trama.

Continuo me identificando com a turma da alcatéia, admirando a tribo. Mesmo assim não faço torcida para a Julieta da história mudar de idéia. Na trama, a autora faz a mocinha ficar indecisa, mas esse triângulo amoroso me parece tão previsível que sequer considero triângulo de verdade. A essência do par é Romeu e Julieta, não importa quanto floreio se coloque na situação. Eles ainda viverão amaldiçoados para sempre, como todo amor eterno deve ser visto pela sociedade. Não é todo mundo que consegue amor eterno, então o mundo amaldiçoa essa preciosidade por pura inveja.

O lobisomem mostra sua natureza crua: é uma criatura selvagem, impulsiva, violenta mas de bom coração. Na maioria das vezes ele é assustador, em outras surpreendentemente encantador. O vampiro ataca com destreza, estratégia e altruísmo - coisa de gente civilizada. Um perfume doce para quem adivinhar qual dos dois personagens é mais encantador para a donzela indefesa. Falando nisso, o lobisomem tem cheiro almíscar amadeirado, se não me engano. – Pela primeira vez Bella comenta o cheiro de seu melhor amigo.

Pobre lobisomem. Fadado a uma vida de cão. Ele finalmente consegue beijar a mocinha, o problema é que já é tarde para conseguir o coração dela. Mas o bicho é esperto e teimoso, consegue provar que já estava no coração dela antes, sempre vai estar. Esse feito deixa uma ferida ardida tanto no lobo quanto na mocinha. Pior pro lobo, que perde o rumo da vida.

“Mas peço pra que um dia se pensares
em trazer-me seus olhares
faça por que te convém.”
Azedume, de Los Hermanos


INCONSCIENTE ESTÚPIDO,

De onde você tirou a idéia de que não posso ser alegre?

Me coloca num ônibus com Fernando Anitelli, do Teatro Mágico. Devidamente caracterizado de palhaço como em todo show, porém sem fãs histéricos e lunáticos ao redor. Conversávamos como dois amigos normais, que viajavam juntos. Naturalmente, no sonho eu fazia parte da troupe. De repente ele fica triste e comenta:

- Sabe, você é otimista demais.

Tudo que faço é olha-lo com cara de interrogação, expressando um gritante E DAÌ?

Daí acordo com raiva do meu inconsciente idiota, que piamente acredita que não posso ser feliz nem em sonho. Tem a audácia de usar um dos meus ídolos pra me dizer isso.

Ah! Que bom que sou mais do que meu inconsciente!


SWEET DREAMS are made of this
who am I to disagree?...”

As mulheres do ônibus de manhã simplesmente A DO RAM um perfume doce. Tão enjoativo que embrulha o estômago.

Culpa da linha Fun da Boticário, empipocada de “divertidos” cheirinhos doces. Passo em frente a 4 lojas da rede todo dia, sei muito bem que outras empresas também vendem perfumes doces, mas só O Boticário pula nos meus olhos todo dia. No fundo é até bonitinho a plaquinha verde... felizmente a promoção da linha Fun costuma acontecer em outubro, mês da criançada louca por doce babar na vitrine. Agora é a vez das caixas de natal com apetrechos combinando.

Enquanto isso, no ônibus, a mulherada capricha no perfume doce que comprou ou ganhou meses atrás. Com essas interferências e a pouca quantidade que uso, meu perfuminho verde some na viagem. Nem por isso desisto de usa-lo de manhã e senti-lo um pouquinho. Mil vezes melhor do que esse povo que se emboneca com açúcar.

“Hold your head up
keep your head up
movin’on...”
Eurythmics, Sweet Dreams

Nenhum comentário: