domingo, agosto 10, 2008

VIDA DIET
(John, do Pato Fu)

A gente se acostuma com tudo
A tudo a gente se habitua
E até não ter um lugar
Dormir na rua
A tudo a gente se habitua

Me habituei ao pão light
À vida sem gás
O meu café tomo sem açúcar
E até ficar sem comer
Sem te ver
A gente custa mas se habitua

Sem giz, sem água
Sem paz, sem nada

Não vai ser diferente
Se eu me for de repente
Se o céu cai sobre o mundo
E o mar se abrir
Em um inferno profundo

Se acostumou sem querer
Ao salto alto
Salário baixo, à vida dura
E até ficar sem TV
É bom pra você
Televisão ninguém mais atura



ISSO DÓI.

Ônibus, trem, metrô, horas de viagem. Levo o que me encanta para mostrar. Às vezes troco minha rotina, experimento novos horários, novas formas de se viver um dia.

Quer que eu faça algo? Peça. Quer minha companhia? Diga onde e quando.

Compreendo Deus e o mundo, atravesso o purgatório pra encontrar uma alma amiga. Ganho adulação como retribuição.

Sei que algumas dessas almas amigas jamais fariam o mesmo por mim. Covardes, orgulhosas, fracas. Incapazes de pagar na mesma moeda. Procuro não precisar delas, nessas horas não irei encontrá-las. Tudo que podem me oferecer é adulação... e algumas críticas, alertas. Sempre que me disponho a atravessar purgatórios. Não que as preciosas almas amigas fiquem paradas me esperando, elas geralmente vão aonde não costumo ir.

Quando as convido ir onde não estão acostumadas, elas dificilmente vão. Não têm a menor disposição de atravessar purgatórios. Não têm vocação para salvar meu dia, não são boas companhias: não acompanham. São diferentes demais da minha natureza, por isso se orgulham. Empertigam-se em seus ninhos e proferem suas sentenças sobre meu comportamento. Vêem-se livres, julgam-me cativa de um duro cotidiano.

Esse ser cativo, que contraditoriamente perambula com destreza pelas mais diversas realidades, entendendo o motivo de ser de cada uma. Esse ser cativo que atravessa purgatórios em busca de uma alma amiga. Esse ser dócil, que se banqueteia com elogios. Grita em alto e bom som:
EU
NÃO
PAREÇO
COM VOCÊ!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hey, como assim não te acompanham? Então, perdem bastante, são tolos. E ainda bem que vc é diferente, pessoas iguais se perdem na multidão!

Texto muito bem escrito.

Beijos, ótima semana. Parabéns pelo texto e pelo niver (mais uma vez).

Anônimo disse...

Ah, essa letra do Pato fu é bem legal, mas não conheço a música.

Anônimo disse...

Texto maravilhoso! Adorei, e totalmente me identifiquei na parte "Quando as convido ir onde não estão acostumadas, elas dificilmente vão"

Muitas pessoas sao assim, comum. Ainda bem que, ultimamente, tenho tido a sorte de conhecer algumas pessoas diferentes do resto, assim como vc.

Por favor, continue nao parecendo com a multidao!!

Conrado AtalhoS disse...

opa, eu fui num passeio hein
hahahaha
=)
valeu pela companhia

Conrado AtalhoS disse...

opa, eu fui num passeio hein
hahahaha
=)
valeu pela companhia