sexta-feira, setembro 16, 2005

COMER COMER

Do alto de seu último ano de engenharia civil, meu irmão mais velho, ao me ver mastigando demoradamente uma fruta, comentou com meu irmão mais novo: "Olha como ela come, parece uma lesma! Parece que faz digestão na boca!" Que eu saiba a digestão começa na boca, início do tubo digestivo. Na boca digerimos amido e açúcar dos alimentos, quebrando-os em moléculas menores com ajuda da saliva.

Enquanto meu irmão mais velho defende que digestão acontece no estômago, meu irmão mais novo acaba de entrar na oitava série e acredita que ela ocorra não só no estômago mas também no intestino delgado. Acreditando estar certo, meu irmão mais velho questionou como consegui passar da primeira fase da FUVEST. "Fazendo digestão na boca?"

Na verdade a digestão é feita por todo o tubo digestivo, cada parte quebrando mais especificamente determinadas substâncias, outras absorvendo ou expelindo. Se os famosos amido e açúcar podem ser quebrados na boca, é bom usar bem essa parte do sistema digestivo para poupar maior trabalho das outras - como estômago, por exemplo. Sem contar que a saliva produzida com a mastigação cai no estômago junto com o bolo alimentar e facilita a digestão. Quanto menos se mastiga mais trabalho o estômago tem, come-se mais e o estômago dilata-se conforme o tempo. No fim das contas acaba-se engordando por mastigar pouco.

No momento da discussão a palhaça aqui calou-se porque não tinha completa certeza dos fatos, e meus irmãos saíram convictos de que é errado fazer digestão na boca.

Meu irmão mais velho estava certo: passei na primeira fase da FUVEST fazendo digestão na boca.


P.S.: Texto escrito em 2001.

2 comentários:

Raf´s disse...

Vai ver q eles confundiram digestão c/ absorção. De qualquer jeito eles estariam errados. Pato é q engole sem mastigar. Se eles querem ser patos, talvez tenham nascido na família errada. hihihihi.
Digestão, na verdade, significa quebrar os alimentos em pedaços cada vez menores, seja mecanicamente ou quimicamente. Por isso ela começa c/ os dentes quando cortam o alimento p/ entrar na boca. Estudei muito isso na facu d Ed. Física. Te apoio incondicionalmente.

Anônimo disse...

hahaha. Gostei. Essa foi ótima.

Bjs!