domingo, fevereiro 21, 2016

O que tenho me identifica?

A cultura capitalista dividiu a sociedade em classes de acordo com suas posses e seu poder de compra. Classes mais elevadas cultuam objetos caros, experiências adquiridas através do poder capital. Isso faz com que as camadas mais pobres também cultuem o consumo.
No princípio das civilizações algumas tribos cultuavam objetos pensando que eles possuíssem espírito, a sociedade moderna reconhece que isso é absurdo porém atribuiu aos objetos outro poder: o de evidenciar sua posição na sociedade. Num mundo de redes sociais ostentar bom status é fundamental, por isso o encorajamento em consumir cada vez mais e mostrar a felicidade que esse ato traz. O consumismo engloba todos os produtos, e ao incluir alimentos gerou uma sociedade com crise de obesidade, que ultimamente aceita tanto esse problema que popularizou moda para quem vive acima do peso.
Porém as consequências do consumismo são nefastas, pois com ele os recursos naturais do planeta se esgotam aceleradamente. Para preservar o planeta é preciso combater o consumismo e fazer com que a população perceba que o que a define como povo são as atitudes e escolhas que fazem, não as coisas que acumulam.