sexta-feira, julho 30, 2010

GRAMÁTICA PORTUGUESA

Usa-se acento circunflexo (^) em palavras oxítonas que terminam em som fechado com as letras O e E.

Portanto,

Use o acento quando você fizer cocô.

segunda-feira, julho 19, 2010

CANTADA DA SEMANA

- Você não se machucou quando caiu do céu?

- Não, não sou um demônio como você.

quinta-feira, julho 08, 2010

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA

Amanhã o episódio completa 78 anos. 9 de julho de 1932 foi um dia marcante para as fronteiras do estado de São Paulo.

Contarei duas das muitas cenas que os livros jamais contaram sobre esse dia que virou feriado estadual. Cenas populares... de Minas Gerais!

Minhas avós viviam em Minas. A mais nova tinha 5 anos e vivia com os pais em Aceburgo, uma cidade da fronteira entre Minas e São Paulo. Naquele dia, o morro da fazenda amanheceu com uma fila de soldados em cima. Na fuga, minha vó tropeçou na escada e bateu a cabeça. Ela e a família foram para casa de uma tia, dentro da cidade. De tarde ela escutou barulho perto do morro, quando os soldados estavam fazendo trincheiras.

Minha outra avó morava em Moema, uma cidade pacata do meio de Minas. Tinha 22 anos e torrava farinha com as colegas quando escutou um barulho enorme vindo do céu. Espantadas, saíram e encontraram uma sombra semelhante a Cristo crucificado voando no céu. Umas exclamavam:
- Ai, meu Deus! O mundo vai acabar! Olha Cristo descendo do céu!
Minha vó ria que só.
- Deixa disso menina, o mundo não vai acabar não! Isso aí não é Jesus crucificado nada. Isso aí é AEROPRANO, é máquina moderna. Deixa disso, sá!
Depois que o teco-teco passou e a mulherada finalmente escutou minha vó, elas voltaram para o tacho. Encontraram a farinha toda queimada.

Posso dizer que estas são as marcas que a Revolução Constitucionalista deixou em minha família. Um galo na testa de minha vó que morava em Aceburgo, e um tacho de farinha queimada pra minha vó que morava em Moema.