“Sei viver em penúria e sei também viver em abundância.” - Paulo (Filipenses 4:12)
Muitos que se preocupam demasiadamente em obter sucesso, seja muito dinheiro, seja uma posição de prestígio, seja poder; geralmente quando obtêm administram desastradamente sua fortuna, de modo que o tempo de uso do que tanto batalharam para obter se torna curto.
Sucesso e fracasso, alegrias e dores, escassez e abundância, são todos meios que a vida nos proporciona para nos ensinar a viver bem. Na escassez, por exemplo, devemos aprender a entrar em contato com a nossa essência, viver com o que é essencial; na abundância, somos convidados a dividir o que possuímos com o próximo, exercer a generosidade.
Geralmente as pessoas se embriagam com os êxitos e amarguram os fracassos. Ambos são momentos valiosos de aprendizado. Deve-se aprender tanto nas dores quanto nas alegrias que se vive, essa postura que faz o momento presente ser tão valioso.
Quem sabe viver tanto na penúria quanto na abundância, como Paulo disse saber aos Filipenses, sabe aproveitar o presente sem lamúrias ou saudosismo. Vive com integridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário