Final de julho voltei ao trabalho presencial e passei a usar o copo retrátil que levava na mochila como copo d’água do trabalho. No fim de agosto chegou o copo retrátil de silicone que pedi de aniversário, diferentemente do anterior, ele não vasa. Nesse meio tempo resolvi usar também um aplicativo para beber água, o que me levou a usar bastante o copinho retrátil.
Em agosto deixei de jogar no lixo 102 copos descartáveis. Praticamente um pacote. O ambiente está menos poluído, matéria-prima e energia foram poupadas. Até dezembro serão cerca de outros 438 copos que não serão produzidos.
Como a gente pode movimentar tantos recursos, poluir tanto, só bebendo água no trabalho! Tem toda uma cadeia produtiva e distribuidora atrás do copo descartável. Só não tem uma cadeia robusta para reciclar tanto lixo produzido, esse é o problema. A solução simples é fugir de itens descartáveis, procurar não usar produtos que poluem de alguma forma - seja durante sua produção, seu uso ou seu descarte.
Um copo de estimação, para só você usar, para ficar ao seu lado lembrando-lhe de se hidratar. Beber água regularmente auxilia o funcionamento do intestino, o corpo funciona melhor. Há quem prefira garrafas; porém sendo menor o copo facilita o controle da quantidade de líquido.
Um copo retrátil é bom, mal ocupa espaço e vai com você a qualquer lugar para matar a sede sem maltratar o planeta. Se você sai frequentemente, pense com carinho em carregar um copo retrátil. Se é uma frequência certa, é um copo certo que você deixa de usar; é menos lixo que você faz usando um copo retrátil.
O copo retrátil de silicone recebe tanto bebidas geladas quanto quentes. As dobras ao longo do copo me levaram a experimentar um pouco de café nele. Era o que precisava para abandonar até os copinhos descartáveis de café. Depois do café geralmente gosto de beber água, nem preciso lavar o copo.
Coisas simples que permanecem e transformam. Transformam a gente, transformam o ambiente ao redor. Adote um copo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário