sexta-feira, abril 14, 2017

Celular necessário

Sob a música tema de Mogli, lá estava a propaganda do novo smartphone da LG cuja promessa é possuir somente o necessário. A campanha diz que “Inteligente é ter o que precisa”. Que proposta infeliz!
Segundo a marca os consumidores precisam de uma câmera traseira com capacidade de 13 megapixels, a frontal contendo 5 megapixels, ambas com foco angular (o que raios isso significa?), memória interna de 32 GB, 2 GB de memória RAM, tela de 5,3 polegadas; condensados em 7,5 cm de largura por 14,8 cm de altura, além de 8 mm de espessura, pesando 138 gramas. Você precisa de um celular sistema operacional de última linha, processador Octa-Core – que na verdade são 2 processadores, leve, com muita memória para… Tirar foto. Assistir filmes e séries na tela que deixou de ser pequena há muito tempo, navegar na internet, usar redes sociais, jogar. Se você tiver um perfil menos multimídia também pode ler arquivos em PDF, baixar um leitor de e-book e fazer a festa, baixar a suíte gratuita do Office para visualizar e criar documentos com as mesmas qualidades que utiliza no computador – com algumas limitações no tocante a edição, mas o formato salvo é igual ao do computador, não é necessário adaptar nada ao mudar o documento de aparelho.
O samrtphone é de fato um mini computador. Com a vantagem de pegar rádio e fazer ligações. Não há outro aparelho que contenha ainda essas duas esquecidas funções na era do Spotify e da chamada de vídeo pelo Whatsapp. Acesso a internet resolve tudo, mas quando o acesso falha e precisamos buscar alternativas, lá estão elas.
Será que esse novo celular contém o que se considera necessário? O ponto é: se você já está bem com o que possui, não se sente limitado quanto ao espaço de memória, não vê problemas no sistema operacional, não sentiu falta de nitidez nas fotos que tira, por quê comprar um novo modelo? Você pode ficar satisfeito com um aparelho que ofereça bem menos do que o celular da propaganda. Há seres iluminados que vivem com celular que não acessa internet e são ótimas pessoas: mantêm-se longe da fissura por redes sociais.
“Inteligente é ter o que precisa” porque a marca sabe que existem smartphones com mais recursos fabricados pelas concorrentes. O público-alvo dessa propaganda são pessoas que não querem de fato a última tecnologia do momento, mas querem algo bom. Não querem ostentar um celular top de linha, contentam-se com um que possua bons recursos. Alguém que ache que o melhor mesmo é consumir de forma consciente, levar apenas o que precisa, de acordo com suas necessidades.
Porém não é porque uma propaganda diz que o necessário para viver bem é o bendito celular que todos devem comprá-lo. O necessário para viver bem não é dito por propagandas, livros de auto-ajuda, livros em geral, programas de televisão, vídeos no Youtube da vida, revistas, jornais, palestras, religiões, filosofias, políticas, sistemas, doutrinas… o necessário para viver bem é algo que cada um sabe no seu íntimo. Sem contar que as necessidades mudam durante a vida.
Quem precisa de um celular novo?

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