Abobrinha Superficial: Bronzeador com óleo de cenoura
Dia 09 de janeiro comecei a usar óleo de cenoura com óleo de soja como bronzeador diário.
Caso precise me expor muito ao sol, utilizo protetor solar convencional, industrializado. Para rotina casa e escritório, decidi arriscar. Quando usei óleo bronzeador industrializado fator 6 nessa mesma rotina, a cor e o aspecto da minha pele não se alterou.
A RECEITA
95 ml de óleo de soja
5 ml de óleo de cenoura
25 gotas de óleo essencial de gerânio
O óleo de cenoura não pode ser utilizado sozinho em um cosmético, sua concentração máxima recomendada é de 5%. Misturei com óleo de soja, que pode ser considerado um óleo carreador e não endurece a menos de 20°.
O óleo essencial de gerânio possui um perfume agradável e deve ser usado em concentração mais baixa do que o normal para a maioria dos óleos essenciais. Nesta receita ele está concentrado a 1%, dosagem mínima. Se optasse por usar óleo essencial de lavanda, que também combate queimaduras, com concentração cosmética a 3%, seriam necessárias 75 gotas.
Óleo essencial de gerânio
OS INGREDIENTES
Óleo de soja é rico em vitamina E. Ele é antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante, protege contra queimadura, protege contra radiação solar, mantém a umidade da pele.
Óleo de cenoura contém ácidos graxos, betacaroteno, vitaminas B, C e D, pró-vitaminas A e K, carotenoides, ácido málico, antioxidantes e açúcares. Suas propriedades são: anti-idade; antioxidante; anti-inflamatório; hidratante e lubrificante; revitalizante para cabelos; cicatrizante; protetor solar e bronzeador (fator de proteção solar muito baixo - não substitui protetor). Embora contenha benefícios como cicatrizante, anti-idade, etc. O óleo de cenoura mais estimula o bronzeamento, ou seja, a pigmentação saudável, do que protege contra queimaduras.
Óleo essencial de gerânio é cicatrizante, antioxidante, combate queimaduras, repelente de insetos, antisséptico, anti-inflamatório. Auxilia na eliminação de toxinas, reduz retenção de líquidos e inchaço, auxilia o equilíbrio hormonal feminino, estimula o sistema linfático, é um analgésico. Seu aroma provoca a sensação de acolhimento, segurança e estabilidade. Olfativamente ele equilibra a mente trazendo ânimo, reduzindo o estresse, ansiedade e depressão. Esse óleo não pode ser utilizado por grávidas durante os 3 primeiros meses de gestação, essa é a única contraindicação dele.
Em comum esses óleos possuem os fatos de serem antioxidantes, cicatrizantes, protegerem contra queimaduras, anti-inflamatórios. Devido a esses fatores foram escolhidos para compôr o bronzeador.
A EXPERIÊNCIA DE USO
Começo a usar um produto natural novo e a primeira coisa que sinto é: pele macia. Fica quentinha ao longo do dia e com um cheirinho leve. Percebi que os óleos de cenoura e soja possuem cheiro forte, por isso usei o bronzeador sem o óleo essencial por três dias. No quarto misturei o óleo essencial de gerânio.
Chacoalhei a mistura antes de aplicar. No início o aroma de gerânio é forte, porém com o tempo suaviza e aparecem os cheiros dos demais óleos. Duas horas depois o cheiro do meu braço lembrava sabonete Phebo embalado.
Passo somente pela manhã, não reaplico. Pouca quantidade, espalho bem em todas as áreas que ficarão expostas, rosto e braços. Quando tenho paciência até as pernas recebem o óleo.
Sinto a pele muito mais macia do que usado os protetores solares que se dizem hidratantes. Na prática, estou hidratando e nutrindo a pele sem nenhuma barreira física para impedir a saída de água.
Com o passar dos dias a fórmula se misturou cada vez mais e o cheiro que ficou no frasco foi de sabonete de gerânio. No corpo também. Quanto mais descanso, mais homogêneo.
Após a primeira semana surgiu um pequeno ponto de sebo na parte esquerda da testa, e outro ponto de sebo na pálpebra fixa. Esses pontos de sebo não chegam a ganhar volume de espinha no meu rosto, nem são muito espremíveis. Quando consigo espremer, geralmente não ganho marcas para contar história, mas ultimamente não me arrisco. Eles são tão pequenos que uma maquiagem leve já os disfarça. Brilho, coloração, textura da pele, não sofreram grandes alterações ao longo de uma semana.
Na segunda semana a pele estava lisa, sem nenhuma alteração aparente.
Na terceira semana uma ferida no canto esquerdo do queixo estava cicatrizando. Consigo notar que as manchas no alto das maçãs do rosto e na testa estão suavizando, mesmo com a constante mudança de luz das fotos. Pelo corpo, ganhei uma ferida no ombro esquerdo e outra no joelho direito. Tenho usado muita saia e shorts nesses tempos, passo bronzeador nas pernas. Passo nos braços porque uso regata por baixo da camisa do uniforme de trabalho. Essas feridas eu não costumo cutucar nem passar nada além do bronzeador.
Na quarta semana e ao completar um mês de uso a ferida no queixo havia cicatrizado por completo e a mancha rosa estava desaparecendo.
Foto em 09/01/2021, após primeiro uso.
Foto em 09/02/2021, após um mês de uso.
Durante o uso do bronzeador mal me expus ao sol, quando muito lavei a cachorra na garagem ou escovei a gata na lavanderia. Para sair com as amigas e caminhar 10 Km ainda prefiro um bom protetor solar industrializado fator 30 no rosto e roupa com proteção solar fator 50 do pescoço para baixo. Não caminhei no parque nesse período, mas usaria protetor solar convencional para essa prática com shorts e camiseta.
Nesse primeiro mês de uso do bronzeador em ambiente interno minha pele não escureceu, ao contrário, as olheiras naturais ficaram um pouco mais suaves. Consegui manter a pele saudável e hidratada num ambiente com pouco sol direto. Esse bronzeador não precisava muito para se sair bem, só precisava não fazer mal para a pele. Melhorou a aparência levemente, saiu-se muito bem.
A melhora da minha pele pode não ser mérito exclusivo do bronzeador porque ao longo do período iniciei o uso de mais dois cosméticos: mudei meu óleo facial noturno e meu esfoliante facial.
No meu ponto de vista o bronzeador se provou eficaz contra o sol do meu dia a dia, de modo que posso optar pela garantia de proteção solar de um produto industrializado quando for me expor demoradamente ao sol.
REFERÊNCIAS
Artigos
12 incríveis benefícios do óleo de cenoura a favor da sua beleza. Disponível em
https://oleoterapiabrasil.com.br/12-incriveis-beneficios-do-oleo-de-cenoura-a-favor-da-sua-beleza
Óleo de cenoura tem ótimas propriedades para a pele. Disponível em
https://www.ecycle.com.br/3894-oleo-de-cenoura.html#:~:text=O%20%C3%B3leo%20de%20cenoura%20%C3%A9,Benef%C3%ADcios%20da%20cenoura
Óleo de soja: benefícios e desvantagens. Disponível em
https://www.ecycle.com.br/7966-oleo-de-soja.html
Os 10 Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde. Disponível em
https://portalmedic.com.br/os-10-beneficios-do-oleo-de-soja-para-saude/
Vitamina A, B, C, D, E: Saiba os benefícios de cada uma para a pele e organismo. Disponível em
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/vitamina-a-b-c-d-e-saiba-os-beneficios-de-cada-uma-para-a-pele-e-organismo_a7436/1
Livros
Guia completo da aromaterapia para iniciantes; André Ferraz
Guia prático de aromaterapia Terra Flor
Nenhum comentário:
Postar um comentário