segunda-feira, dezembro 26, 2016

“É...

de preto e branco eu vou
seja pra onde for
levar você amor”

São Paulo, 18 de fevereiro de 2015 – quarta-feira de cinzas

Voltei do carnaval de Monte Santo, foi minha segunda viagem com a mochila de 41 litros – a primeira foi na virada de ano de 2014 para 2015, para Conchas, São Paulo. Nenhuma caminhada, a mochila agora é minha mala oficial. No carnaval levei 4 mudas de roupa, uma sacola de creme e xampu, outra de maquiagem. As roupas sujas voltam numa sacola grande que mamãe sempre leva, nessa viagem a mochila voltou com 1 muda de roupa e 1 fantasia de odalisca. Desfilei com minhas tias e Luisa na última ala da escola de samba do Brás, em Monte Santo de Minas.
Não tinha planejado esse desafio, mas superei: atravessei a avenida sambando. Comecei a sambar na concentração e parei só depois que a bateria parou de tocar na dispersão. Tia Silvana não queria deixar o lugar. Konrado, pai e os tios tiraram foto da gente, foi bem divertido, a família toda nos acompanhou nesse dia. Na ala infantil desfilaram de verde Laura, Sarah e Juliana.
Faz tempo li “Diário de um Mago”, foi desapontador saber que Paulo Coelho fez o caminho porque seu mestre mandou e não por iniciativa própria. Ele caminhou até O Cebreiro, onde encontrou um portal que servia de final para quem quisesse parar. No início o portal servia para que os peregrinos doentes não se sacrificassem indo até Santiago. Agora estou lendo “Coincidências de Via Láctea”, de Francisco Theophilo, livro que tia Silvana emprestou. Caiu a ficha que dos 20 dias de viagem vou precisar de alguns dias sem caminhada para caso surja algum problema que me impeça andar, e para curtir a cidade de Santiago e Madrid também. Quero 5 dias de folga. Com isso, os 18 dias que passaria caminhando caem para 13. Preciso refazer os cálculos de distância, mas espero que com esse tempo iniciar a caminhada na Espanha antes dos mínimos 100 Km.
Tento emagrecer controlando o que como desde janeiro, mas ainda não consegui. Não pratico atividade física, pretendo começar a aprender Aikido em março. Esse esporte pacífico ensina defesa pessoal e fortalece além de manter a forma. Também pretendo participar das caminhadas mensais que a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – São Paulo – Brasil promove. Ainda não sei quando serão minhas férias esse ano, espero que consiga tirar em maio, porque em abril presto concurso.
Da lista de coisas para a viagem, a única que comprei de agosto para cá foi a mochila. A princípio contava com a máquina digital de meu pai, mas ele não encontra. Vou comprar uma compacta, mais fina que a dele, ocupa menos espaço porém não tem pilha. Será que consigo recarregar a bateria no meio do caminho? Que venham os testes.

“Vem sentir a emoção
num sonho divinal
vou pro castelo de Taj Mahal”
Samba enredo de 2015 do G.R.E.S. Brás, de Monte Santo de Minas, MG

Nenhum comentário: