terça-feira, fevereiro 28, 2017

Quarteto Maravilha - Noiva

O TEMPO ESTAVA BOM. Naquela noite ela usou três rolos de papel higiênico no vestido e meio maço de papel crepom nas flores que coroavam sua cabeça e enfeitavam a roupa. Não havia previsão de chuva, ela parecia noiva mas o quarteto maravilha combinou sair de palhacinha: nariz vermelho pra todo mundo.
Por mais vagabunda que seja, uma garrafa de vinho faz milagres. Principalmente nos neurônios de quatro adolescentes. As palhacinhas da praia eram só risos, mesmo duas delas detestando o que tocava, todas dançavam atrás do trio elétrico. Na animação foram parar no bloco gay, onde pulavam os mais fantasiados.
Uma mulher maravilha bizarra solta a franga chamando atenção de todos. A noiva ficou paralisada por alguns instantes antes de entrar na roda e dar-lhe uma bofetada. Mulher maravilha revidou, antes da briga engrossar, as palhacinhas e a turma do deixa disso separou.
Ânimos acalmados, palhacinhas espantadas, noiva chorando calada, mulher maravilha grita enfezada. - Suas notas tiraram seu direito de pular carnaval esse ano. Você vai pra casa. Uma semana de castigo. E não discuta comigo! Mulher maravilha era o pai da noiva, que levou a menina pelos cabelos ao lar, com bons beliscões no caminho.
O castigo de uma semana esticou: a noiva ficou muda, não falou nada com ninguém por mais de mês. Teve depressão e frequentou terapia dois anos até voltar a dialogar. A revelação: vira a mulher maravilha abraçando um homem num caloroso beijo antes da confusão.

segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Quarteto Maravilha - Torcedora

MASSA! Naquela noite ela tirou do fundo do baú o chapéu verde amarelo de guiso nas pontas, pra acompanhar a camisa 10 da seleção. O jogo verde amarelo passou pelas unhas e chegou nas meias: uma de cada cor. Parecia pronta pra a copa do mundo, mas o quarteto maravilha combinou sair de palhacinha: nariz vermelho pra todo mundo.
Por mais vagabunda que seja, uma garrafa de vinho faz milagres. Principalmente nos neurônios de quatro adolescentes. As palhacinhas da praia eram só risos, mesmo duas delas detestando o que tocava, todas dançavam atrás do trio elétrico.
Uma encontra um, ela teve fome e chamou as outras palhacinhas para a barraca de pastel. Onde o filho mais novo do dono fritava o melhor pastel do mundo nos feriados e fins de semana. Ela nunca dizia nada muito além de "Quero um pastel de pizza", mas batia cartão ali há mais de mês por causa do ótimo atendimento. O moreno franzino sorria ao entregar seu pedido - ele sorria pra todo mundo, observavam as amigas.
Barraca movimentada, sem o menor senso a torcedora resolve alugar o rapaz - Trabalhando desde que horas? Entrei ás treze. Carnaval puxado, não? Sempre... nem vejo a hora de fechar. Tem hora certa pra fechar? Quem dera... Atendeu outro freguês e voltou pra contar toda labuta daqueles dias de feriado. Ela escutava encantada, ele narrava triunfante - sentia-se O Sobrevivente.
O irmão mais velho cortou o papo dos dois pedindo pro garoto buscar mais massa de pastel, estava acabando. Ela se ofereceu pra acompanhar, duas pessoas carregam mais que uma. Dez minutos após saírem, o irmão mais velho lembra onde guardara a massa extra e toca o serviço normalmente. Ao perguntarem pra torcedora sobre o carnaval passado, ela sorri de lado - Foi massa!

domingo, fevereiro 26, 2017

Quarteto Maravilha - Mímica

AND AFTER ALL... Naquela noite ela realçou a pálida face pintando olhos e lábios de preto. Clássica calça preta, vestiu a camiseta do Oasis e calçou coturno. Parecia gótica, mas o quarteto maravilha combinou sair de palhacinha: nariz vermelho pra todo mundo. Ela se fez mímica.
Por mais vagabunda que seja, uma garrafa de vinho faz milagres. Principalmente nos neurônios de quatro adolescentes. As palhacinhas da praia eram só risos, mesmo duas delas detestando o que tocava, todas dançavam atrás do trio elétrico.
Uma encontra um, outra encontra outro, ela bebia, pulava, e não achava graça em nada. Cadê a alcóolica tontura que faria ela esquecer aquela musical tortura? Por sua causa, meia garrafa de vinho desapareceu e nada interessante aconteceu. A palhaça amiga que acompanhava mal bebia e pulava animada. Nossa mímica não se conformava.
Resolveram sair da agitação, na calmaria da areia encontraram um luau. Cantando Legião Urbana,Capital Inicial e rock em geral, elas sentiam-se em casa. Passava o tempo e mais gente chegava. Com cerveja, wisky, vodca, Xiboquinha, tudo passando na roda com salgadinhos gelados sobrados da festa de alguém.
De tanto cantar, tanto pedir, cai na sua mão o violão. Começa com Oasis. Mesmo bêbada a mímica toca super bem. Naquela altura do campeonato, quem não estava bêbado também? A careta da roda era a palhacinha acompanhante, ali ela fazia pose de cantora de churrascaria. A mímica tocaria muito aquela noite se no meio da música o cara ao lado não acendesse um baseado. A fumaça chegou, ela vomitou. Antes fosse chão, ela acertou o violão.
Arrastada para casa antes de pedirem que limpasse a sujeira com a própria camiseta, fora salva pela palhacinha careta. Terminara sua última noite de carnaval. Beijou o rosto da mãe pouco antes de entrar na ducha fria - YOU'RE MY WONDERWORLD.

sábado, fevereiro 25, 2017

Quarteto Maravilha - Fada

Em comemoração ao carnaval, publico contos carnavalescos.
São frutos de um carnaval que nunca existiu na década de 1990. Frutos de uma mente adolescente que sonhava em ser atriz, e talvez ver essa série em curta metragem. Sonhar baixo pra quê?
A onda da realidade veio, e derrubou este e outros tantos castelos de areia que me diverti criando.
Hoje publico com alegria o primeiro dos quatro contos do Quarteto Maravilha.
Divirtam-se com minhas palhacinhas preferidas!

Fada
GUARDA FEITO SONHO. Naquela noite ela colocou tanta purpurina no olho que ficou parecendo asa de borboleta. Pintou os lábios de rosa choque, mini saia rodada estilo Rouge com uma calça justa por baixo, sapato estilo boneca, cortou as mangas de uma camiseta manchada e foi atrás do trio elétrico. Parecia fada, mas o quarteto maravilha combinou sair de palhacinha: nariz vermelho pra todo mundo.
Por mais vagabunda que seja, uma garrafa de vinho faz milagres. Principalmente nos neurônios de quatro adolescentes. As palhacinhas da praia eram só risos, mesmo duas delas detestando o que tocava, todas dançavam.
Uma encontra um, outra encontra outro, a terceira vai pra casa depois de vomitar, eis que nossa palhaça decide voltar pra avenida e dançar sozinha. Era mais de meia noite, tocava Sandy & Júnior, VAMO PULÁ! Só um par sóbrio de olhos azuis prende essa alegria borbulhante. Pediu: dança comigo? Livre dos efeitos do vinho ela aceitou, e foram dançar longe da rua, perto do mar. Onde ela fechou os olhos e voou com aqueles olhos azuis num toque mágico.
De volta pra terra ele quis nome, telefone, pra encontrar de novo aquela fada sem asa. Mas ela acordou primeiro pro fato de que aquilo tudo não existia, era só fantasia. Claro que não foi mal, era última noite de carnaval. O que mais queria era aproveitar a fantasia sem arrastar um sonho pra vida real. Tirou o nariz de palhaço e deixou o rapaz tristonho; antes de sumir no mar - Guarda feito sonho.

sábado, fevereiro 18, 2017

Guerreiras de Sinjar

Sinjar é uma região que fica no noroeste do Iraque. Em 2014 o Estado Islâmico a invadiu e atacou brutalmente as mulheres curdas que viviam lá. Para se vingar, algumas sobreviventes juntaram-se a uma milícia curda e acamparam nas montanhas de Sinjar, de onde tentam derrubar o Estado Islâmico. A milícia é composta por mulheres da Turquia, Síria e Iraque; tenta expulsar os invasores das terras tradicionalmente curdas. Mulheres de Sinjar já lutavam antes, 2014 foi o ponto alto que as motivou a se engajarem mais.
Na guerra nenhum lado está certo. Não é certo matar outra pessoa, não importa o motivo que se alegue. O problema é que ambos os lados da guerra acreditam que matam seus semelhantes em legítima defesa.
Porém o Estado Islâmico não vê mulheres como semelhantes, não vê quase ninguém como seu semelhante devido a tamanha brutalidade que adquiriu a título de defender seu Deus e sua religião. Os brutos não entendem a linguagem do amor, do perdão, da compreensão; não entendem nada fora de sua linha de raciocínio. Quando podem, matam quem os contraria. Como dialogar com brutos é difícil, para falar a mesma língua deles as guerreiras de Sinjar pegam em armas e os tratam com a mesma ferocidade que o Estado Islâmico dispensa a mulheres.
Os soldados do Estado Islâmico mortos pelas guerreiras vão direto para o inferno. Segundo a crença dos radicais, mulheres são seres inferiores que devem servir e viver escravizados; quem morre nas mãos de um ser tão baixo e insignificante não merece o paraíso. Enquanto que os que se explodem de livre e espontânea vontade têm lugar garantido no céu. Será que os soldados do Estado Islâmico já questionaram as formas como dizem que é necessário defender seu Deus e sua religião? Questionaram a lógica “boa” e “justa” que os fazem viver?
As guerreiras de Sinjar, embora estejam se vingando, defendem suas casas e famílias – como toda pessoa de bem deve fazer. No caso delas não há meios pacíficos de se defender, elas só existem porque foram despertadas pelos invasores.
Deve-se perguntar quando o Estado Islâmico reconhecerá que copia as estúpidas cruzadas e inquisições que a igreja católica fez durante a idade média. Perguntar se já perceberam a semelhança e orgulham-se dos horrores que praticam – isso é assustador.
Infelizmente, por hora o Estado Islâmico faz o ocidente apoiar as assassinas de Sinjar.

sábado, fevereiro 11, 2017

Olhos de Esmeralda

Mágicos olhos de esmeralda
são verdes, acabaram de nascer
sem preconceito, tudo é novidade
tudo é possibilidade, sem maldade
visão celestialmente pura
ninguém segura
a certeza de um espírito livre
lacrado sob duas esmeraldas.


P.S.: Lembrança do carnaval de 2010.