sábado, novembro 28, 2015

O LIVRO DA VEZ É Livro de Mágoas, de Florbela Espanca

Livro de Mágoas foi o primeiro livro que Florbela Espanca publicou, ótimo para conhecer o estilo da poetisa. Contém sonetos sobre mágoas, não explica de onde ou porquê elas vêm, apenas registra a tristesa de uma jovem de 23 anos que se acha velha. Ela não sofre pelo mundo, sofre por si mesma. Você não encontra um retrato do país ou do tempo em que ela viveu, as poesias registram apenas os sentimentos que ela teve. Devido a esse enfoque íntimo de suas poesias, as Mágoas de Florbela Espanca sobrevivem ao tempo e inspiram muitas pessoas.

sábado, novembro 21, 2015

O LIVRO DA VEZ É Mundo de Tinta, de Cornelia Funke

Pequeno livro de contos para ler depois da trilogia (Coração de Tinta, Sangue de Tinta, Morte de Tinta). Dois contos mostram o que aconteceu com os personagens após a última história, um conto explica a origem da trama: como surgiram os línguas encantadas. Um convite para cada imaginar como continua a vida dos personagens. Início de um novo livro ou apenas histórias que ficaram fora do último para que ele não tivesse um final tão aberto? No fundo são contos que podem estimular fanfics.
No prefácio a autora conta que a intenção inicial era escrever apenas UM livro, não uma série. Acabou por escrever três livros e três contos. Segundo ela o universo de A Maldição da Pedra, que narra a história de Reckless, é parecido - uma boa pedida para quem gostou de seu estilo.

sábado, novembro 14, 2015

O LIVRO DA VEZ É Morte de Tinta, de Cornelia Funke

Coração, sangue, morte. A trilogia do Mundo de Tinta se fecha. Como o título sugere, o livro traz a morte - e ela até se transforma em personagem. O final é certeiro para todos mas para chegar nele não há caminhos previsíveis, a história sai do controle de quem tenta dominá-la. Os planos iniciais de Farid fracassam, as palavras de Fenoglio demoram para se concretizar e mais uma vez não acontecem como o esperado, assim como os planos de Orfeu para reencontrar Dedo Empoeirado e os planos de Mortimer para matar Cabeça de Víbora. Morte de Tinta retrata a vingança dos personagens secundários: são eles que colocam a história nos eixos e tecem o tão esperado final feliz.