sábado, outubro 24, 2015

O LIVRO DA VEZ É Crime e Castigo, de Fedor Dostoiévski

Um livro bom para conhecer um pouco da sociedade Russa. Um drama, não uma aventura. Mostra como a solidão pode enlouquecer.
O personagem principal comete um crime e ninguém desconfia até que ele comece a se delatar. O crime não ocorre da forma que ele planeja e isso o perturba, faz com que não aproveite os frutos do ato. Culto, orgulhoso e impaciente, sua generosidade e solicitude o levam a conhecer e se apaixonar por uma desventurada mulher tão miserável quanto ele. A afeição entre eles é decisiva para que Rodion Românovitch Raskólnikov entregue-se a polícia e comece a ser menos orgulhoso.
A história conta como ele se preparou para o crime, todas as justificativas que arrumou para motiva-lo, como depois do crime suspeitou que poderiam desconfiar dele e percebeu que na verdade possuía um grupo de admiradores pelos poucos artigos que escreveu. Pobre estudante de direito, ele zela por sua família e ajuda os mais necessitados, ninguém desconfia até ele voltar à cena do crime e fazer perguntas sobre detalhes. Para quem almejava grandes feitos, se achava acima da média do povo, uma angústia o consome até o final do livro - quando começa a mudar de atitude.

sábado, outubro 17, 2015

O LIVRO DA VEZ É Sangue de Tinta, de Cornelia Funke

O livro começa com Dedo Empoeirado voltando para sua história, seu bom e velho mundo dentro de Coração de Tinta, o livro escrito por Fenoglio. Farid, seu fiel escudeiro, consegue entrar no livro com Meggie, que quer visitar a história como quem tira férias. Quinze minutos após entrar na terra de Dedo Empoeirado, ela descobre que voltar não será nada fácil. Mortola e Basta também voltam para o livro junto com Mortimer e Resa, eis o início da aventura.
Sangue de Tinta, o segundo livro da série Mundo de Tinta, descortina o encantado universo do livro de fantasia que Fenoglio escreveu: elfos de fogo, fadas azuis, os perigos da floresta, saltimbancos, homens de vidro, castelos e reinos. O leitor não segue apenas um persongem, segue o grupo cativante com o qual já está familiarizado. Descobre o passado de Dedo Empoeirado enquanto Meggie tenta reencontrar e salvar os pais.
Na falta de um casal, o livro apresenta três: Mortimer e Resa, Dedo Empoeirado e Roxane - a esposa que deixou quando saiu do livro em que vivia, Farid e Meggie. Mesmo com tantos casais a história tem pouco espaço para romances, o que impera é a aventura: a dúvida se Meggie encontrará e salvará seus pais, depois voltará para casa como planejou no início. Isso é um ponto a favor das crianças que querem ação, não doces e envolventes amores como os que recheiam livros infanto-juvenis. Assim como o primeiro livro da série, Sangue de Tinta é feito para a primeira e desbravadora infância: aquela que busca descobrir o mundo, não os sentimentos. Sim, o amor desponta em várias formas e move os personagens, mas o foco ainda é o fantástico mundo ao redor e como sobreviver nele.
O primeiro livro da trilogia, Coração de Tinta, terminou com final feliz apesar de tantas desventuras. Com essa experiência, Sangue de Tinta faz o leitor torcer até o último momento por um final igualmente feliz. O final um tanto desagradável mas tão arrebatador quanto o início é o gancho proposital para o terceiro e último livro da série: Morte de Tinta.

domingo, outubro 04, 2015

MAC

São três letras, às vezes duas
entram na cabeça com o mesmo som que se mastiga
MAC
comida rápida e importada
se esfriar fica estragada
sabores milimetricamente elaborados
sintetizados e industrializados
nessa jogada entra até salada
mas o filão é hambúrguer e pão
batata, que gostosura, pura fritura
quanto maior melhor
come, se empanturra
que a vida é um sopro, a vida não dura
o que importa é o agora, o sabor da hora

São três letras, às vezes duas
entram na cabeça ao som de uma peça quebrada
MAC
uma maçã importada
branca ou prateada
dificilmente fica bichada
fruto exclusivo, especial
de plástico, vidro e metal
em máquinas de falar, escutar, acessar
gráficos e linhas curvas para se comunicar
ferramentas para desenhar o que você imaginar
mesmo que por si só você mal consiga se expressar
sem que precise o sistema instalar
use seja ouça diga tenha more gaste viva

São três letras, às vezes duas
entram na cabeça ao som de um beijo estalado
MAC
pintura importada
para colorir sua cara deslavada
se o produto é bom nem te falo
o certo é que é tudo caro
alta qualidade na avenida mais famosa da cidade
fama, grana, glamour
dá vontade de ir na loja fazer um tour
entrar descolada, provar tudo e levar nada
cosmético, maquiagem, arte
beleza por toda parte
apelo visual num mundo cada vez mais virtual
imagem não é nada?
que nada!


São três letras, às vezes duas
grudam na cabeça como chiclete
MAC
arte contemporânea num prédio de Niemeyer
arte viva, mal catalogada
num museu pode ser divulgada
em nove exposições de uma vez
a arte espera a sua vez
de ser mais atraente que o parque vizinho
mais marcante que um rosto bonitinho
mais útil que um computador
e ser saboreada com amor
sem pressa e sem frescura
sem caloria e sem gordura
num mundo imediatista e momentâneo
que se esperar demais deixa de ser contemporâneo.