domingo, novembro 22, 2009

O CÉU ESTÁ AO MEU LADO

Hoje meu anjinho da guarda se encarnou num ciclista que construiu sua própria bicicleta motorizada. Geralmente suspeito de sua presença como Bem-te-vi, hoje ele era um ciclista acompanhado de dois meninos em bicicletas normais. Coincidência? Na imagem, o Anjo da Guarda aparece cuidando de duas crianças.

A bicicleta do cara me chamou atenção. Tive a sorte de parar e perguntar a ele se era uma Mobilete, no que ele disse cheio de orgulho que era uma bicicleta motorizada que ele mesmo tinha feito. Mobilete é marca, e não tem a opção de andar sem combustível. QUE BACANA! Foi minha alegre expressão diante do cara grisalho de boné. Então atravessei o viaduto a pé: Um moleque maltrapilho na minha frente, os meninos que acompanhavam o cara da bicicleta atrás de mim, e o cara da bicicleta motorizada na pista, do meu lado. Depois que atravessamos o viaduto ele disse que o maltrapilho queria me assaltar. – Eu não tinha reparado, vivo andando anestesiada.

Um cara que caminha na minha frente querendo me assaltar? Podia ser, eu não havia reparado na fisionomia do maltrapilho antes de entrar no viaduto. Reparei na bicicleta e depois no ciclista, tão bacana quanto a bicicleta. Se bobear até mais. Mas não agradeci o rapaz, que me lembre. Só exclamei - Noossa! Não tinha reparado! E continuei meu caminho sem nem saber o nome desse meu anjinho da guarda. Anestesiada.

Como alguém pode se sentir quando tem certeza da presença de Deus ao seu lado? Eu voltava da igreja, a pé, sentindo-me em harmonia com o mundo, maravilhada, e anestesiada. Caminho ao lado do meu anjinho da guarda e nem pergunto o nome do mortal que o encarna.

Verei o ciclista novamente? Talvez não. Mas o céu está do meu lado. Certamente encontrarei um cara criativo e bonzinho feito o ciclista pra me acompanhar centenas vezes.

domingo, novembro 15, 2009

CONSELHO DE SEGURANÇA

Da ONU. Há anos o Brasil que uma vaga permanente no conselho de segurança das Nações Unidas. Um dos brilhantes conselhos que o país desde já espalha é possuir mais de uma forma de geração de energia elétrica.

Organização? Planejamento estratégico? Isso é coisa para momentos festivos: copa, olimpíadas, carnaval. Em locais bem específicos, é bom que se esclareça. No dia a dia o povo só leva na cabeça, caminhando automaticamente pro buraco, sem se preocupar nem se rebelar. Temos pão e circo.

“Temos bananas, temos bananas
temos o sol pra rasgar nossas retinas
temos bananas, temos bananas
e temos o céu pra exorcizar nossa ruína...”
Bananas, de Titãs

sábado, novembro 07, 2009

QUE PETULÂNCIA!

Por suportar algumas horas em minha companhia, observando e julgando a seu bel prazer cada detalhe mínimo de meus atos, a pessoa acredita que me conhece a ponto de dizer-me o que penso e o que acho. Acredita que me conhece por dentro olhando de fora, sem nunca investigar o que se passa comigo por dentro. Não pergunta direto, não demonstra claro interesse em mim, só na idéia completamente unilateral que faz de quem eu seja.

Adora um espelho, ama o mais do mesmo, delicia-se em seu camarote vendo novelas da vida alheia. Sedenta de tempestades em copo d'água, pois é tudo que consegue provocar. Petulante, hipócrita. De gente assim quero distância, o tempo que passei perto de vocês já é mais do que suficiente para aprender o quanto não combinamos.

Gente assim eu atropelo. Cruzo o caminho delas com tudo sem me importar com suas dores e mágoas mesquinhas. Devo ter atropelado muita gente sem perceber. Fizeram por merecer.

segunda-feira, novembro 02, 2009

MI QUERIDO DIÁRIO

Hoy yo quería estar en México, sólo para ver la fiesta del día de los muertos. Es verdad que no quería mucho, porque si quisiera mismo encontraría una manera de ir a México. Tal vez algún día iré, en verdad, aún no lo sé.


Por semanas quis postar o texto abaixo como arquivo de voz nesse sítio. O tempo passou e não aprendi a mexer no celular onde o gravei, somente lá ele é escutável. Essa poesia tem tudo a ver com o dia de finados, mas foi feita em resposta a Gleice, do Murmúrios Pessoais, que quiz saber como consigo me desvencilhar de paixões não correspondidas.

GUARDA FEITO SONHO
As mais belas lembranças que você quer esquecer
não esquece
guarda feito sonho
perto do inconsciente
longe da realidade
na espera de que desapareçam
sem fotografia
sem objeot algum pra lembrar
deixa só no pensar
guarda feito sonho
as maravilhas vividas que não se repetem
as delícias que você não se atreve a repetir
e quer esquecer
elas fazem por merecer
guarda feito sonho
até amanhecer.