sexta-feira, setembro 30, 2005

ESPÓLIOS DE GUERRA

Pinguins encontraram no campo minado das Ilhas Falkland um ótimo lugar para acampar. Argentinos enterraram 25.000 minas explosivas alí para acertar soldados ingleses na guerra pela posse da terra em 1982. Como o lugar não é muito povoado, não há motivos para retirarem as minas como em Angola. Pinguins em passeio de primavera são detonadores voluntários. Malvinas ou Falkland, é lá onde pinguins vão pro espaço.

sexta-feira, setembro 23, 2005

SALADA SALADINHA, BEM TEMPERADINHA...

Um texto a favor do comércio de armas deveria estar aqui.
Cadê a campanha do SIM e NÃO pra proibição?
O voto não é tão simples quanto parece; nem sempre quem votar sim é contra a violência e quem votar não é a favor. Não se trata apenas de segurança, a questão é política, isso é, vem cheia de segundas intenções. Isso parece redação de vestibular...

ALIÁS, lembra daquela pérola que circula pela internet? "Não devemos cuidar apenas do meio ambiente, mas dele inteiro"? Tempos atrás estava a idéia numa campanha ecológica da TV, vamos cuidar do ambiente inteiro. Cadeira de teste não é lugar de ser bem humorado, é hora de apostar no certo, no mais do mesmo.

O governo é oportunista, todo tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio pede solução para algum problema do nosso país. Precisam saber o que os estudantes pensam, ou querem uma solução para o problema que não resolveram? Sabe qual parte do governo sabe todas as idéias mirabolantes e asneiras gritantes que aparecem nas redações? Os professores que corrigem.

Esses mesmos que todo ano fazem greve pedindo aumento de salário, que reclamam que o poder executivo não libera verba para educação, que recebem ameaças dos alunos nas escolas, que passam alunos pelo sistema de progressão continuada a contragosto. Se esse castigado cidadão achar que sua idéia não vale nada, transforma algumas frases suas em "pérolas" na internet; se concordar com o que está escrito, texto e autor saem ilesos do processo. Não leva fama alguma, no máximo uma exposição das melhores redações do exame em algum site, mas as intrincadas e famigeradas "pérolas" circulam na rede pelo resto dos dias.

...COM SAL, PIMENTA, FOGO, FOGUINHO.
Quatro tipos de abobrinhas bem verdinhas pra salada de quem lê.

sexta-feira, setembro 16, 2005

COMER COMER

Do alto de seu último ano de engenharia civil, meu irmão mais velho, ao me ver mastigando demoradamente uma fruta, comentou com meu irmão mais novo: "Olha como ela come, parece uma lesma! Parece que faz digestão na boca!" Que eu saiba a digestão começa na boca, início do tubo digestivo. Na boca digerimos amido e açúcar dos alimentos, quebrando-os em moléculas menores com ajuda da saliva.

Enquanto meu irmão mais velho defende que digestão acontece no estômago, meu irmão mais novo acaba de entrar na oitava série e acredita que ela ocorra não só no estômago mas também no intestino delgado. Acreditando estar certo, meu irmão mais velho questionou como consegui passar da primeira fase da FUVEST. "Fazendo digestão na boca?"

Na verdade a digestão é feita por todo o tubo digestivo, cada parte quebrando mais especificamente determinadas substâncias, outras absorvendo ou expelindo. Se os famosos amido e açúcar podem ser quebrados na boca, é bom usar bem essa parte do sistema digestivo para poupar maior trabalho das outras - como estômago, por exemplo. Sem contar que a saliva produzida com a mastigação cai no estômago junto com o bolo alimentar e facilita a digestão. Quanto menos se mastiga mais trabalho o estômago tem, come-se mais e o estômago dilata-se conforme o tempo. No fim das contas acaba-se engordando por mastigar pouco.

No momento da discussão a palhaça aqui calou-se porque não tinha completa certeza dos fatos, e meus irmãos saíram convictos de que é errado fazer digestão na boca.

Meu irmão mais velho estava certo: passei na primeira fase da FUVEST fazendo digestão na boca.


P.S.: Texto escrito em 2001.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Grito do Silêncio

Passeata feita dia 6 de setembro de 2005. Juntaram-se na praça da Sé, pararam pela rua Boa Vista para conferir o impostômetro - 500 bilhões já foram pagos ao governo, caminharam pela rua Líbero Badaró, atravessaram o Viaduto do Chá e em frente ao Teatro Municipal os manifestantes leram o seguinte:

"O País assiste hoje, estarrecido, à maior crise política de sua história. A cada dia surgem denúncias de graves casos de corrupção no Governo Federal e no Congresso Nacional. No mesmo ritmo, crescem suspeitas de que partidos políticos saquearam os cofre públicos, em nome dos governos federal e municipais, para comprar apoio de políticos, seja para troca de siglas, votaçòes no Congresso ou financiamento ilegal de campanhas eleitorais. O andamento das apurações de três comissões parlamentares de inquérito é lento e confuso, com risco de punições brandas. É inaceitável que membros do governo e do Legislativo se esforcem para prejudicar as investigações e, assim, livrar os principais acusados das merecidas punições.

Não faltam denúncias, confissões e documentos para fundamentar inquéritos, processos, julgamentos e punições. Por isso, a sociedade brasileira espera das CPIs, do Plenário da Câmara dos Deputados, do Ministério Público e da Polícia Federal, que todos os crimes sejam desvendados e os criminosos processados e punidos com rigor, nos termos da lei. O governo está paralisado há quase quatro meses. O Congresso também. Portanto, mais cedo ou mais tarde, a economia será afetada. O orçamento da União não é executado, inerrompendo benefícios dos programas sociaias à população mais necessitada.

Precisamos de um projeto de nação e não de tomada e aparelhamento do poder. O País espera o cumprimento de fato de um programa de governo, alterando, com segurança, a política econômica. Não há outro meio de reduzir os juros, renegociar a dívida externe, sem desrespeitar contratos e executar o orçamento da União com responsabilidade fiscal. Exausta de promessas não cumpridas, a nação exige transparência e ética na política e nas relaçòes do Estado com a sociedade civil. Exige desenvolvimento e emprego. Exige justiça social. Nosa manifestação hoje, na véspera do Dia da Independência, se expressa por um indignado silêncio. O Silêncio da vergonha."

O manifesto foi enviado ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. A passeata chamou atenção dos gringos: NY Times, Washington Post, Miami Herald contaram 15 mil pessoas. Folha contou 2 mil, Estadão foi mais generoso - 2.500 manifestantes.

Se os grandes jornais da cidade mal ligaram pra manifestação organizada por partidos de direita, - ei! Agora direita é oposição! - Abobrinhas Verdes mostra o que empurraram pros cachorros em baixo da mesa.

sexta-feira, setembro 02, 2005

A PROFECIA
Ella sentase frente su globo de cristal, tiene los ojos cerrados. Nadie en su frente, mesa vazia, ni toalla la cubre, todo que hay es el globo. Manos en la mesa, ella abre los ojos, fijáse en el globo, y el famoso dicho viene: YO VEO...

Ano de 2005:
Parece café, tem cor de café, cheiro de café, gosto de café... será que é café?
Claro que é café! Venhamos e convenhamos, pode ser pior que o exportado, mas ainda é café.

Ano de 2500:
Parece café, tem cor de café, cheiro de café, gosto de café... será que é café?
Não, isso é Soja R-302 sem agrotóxico. Café, apenas exportamos.